Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 20 DE fevereiro DE 2024 ás 13:19

Dia dos Dados Abertos: AGN organiza evento juntamente com o Raul Hacker Club e a comunidade Pyladies-SSA

A campanha "Open Data Day" (Dia dos Dados Abertos) fomenta a organização de eventos ao redor do mundo para reforçar a importância dos dados abertos. Em Salvador, será celebrado no dia 8 de março, no Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (IHAC), com bate-papo organizado pela AGN em parceria com as comunidades PyLadies Salvador e Raul Hacker Club. Saiba como participar.


A mobilização mundial Open Data Day (em português, Dia dos Dados Abertos) ocorre sempre no mês de março. Esse ano, a Agência de Notícias Ciência e Cultura (AGN) participa da campanha organizando um evento em Salvador-BA em parceria com as comunidades PyLadies-Salvador e Raul Hacker Club, e ainda com apoio da Open Knowledge Brasil (OKBR). O bate-papo “A importância de dados abertos para democracia – uma conversa interdisciplinar” vai acontecer no dia 8 de março, no Auditório do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (IHAC), a partir das 14h30. Qualquer pessoa interessada pode participar.

Transparência é um dos pilares da democracia, uma vez que garante que qualquer pessoa possa monitorar o poder público. Um dos mecanismos para fomentar a transparência é através da abertura de dados, para que qualquer pessoa tenha acesso à informações digitais, sem restrições, patentes ou outros mecanismos de controle que impeçam sua utilização. Para fortalecer o engajamento civil em torno da temática, anualmente, comunidades no mundo inteiro organizam eventos locais para celebrar o Dia dos Dados Abertos.

Mobilização mundial

Mapa demonstra todos os eventos de ODD que serão realizados em 2024

O ODD é uma campanha para fomentar os dados abertos em diferentes cidades e países. A ação é coordenada pela Open Knowledge Foundation (OKF) e, no Brasil, incentivada mais de perto pela OKBR. Apesar do fomento das organizações, o principal objetivo é incentivar que eventos sejam organizados por comunidades locais.

Open Data Day Salvador

Em Salvador, a AGN vai promover um encontro aberto para fortalecer o debate em torno da temática. O evento será dividido em duas partes: um bate-papo sobre a importância dos dados abertos em diferentes áreas (na Comunicação, Governo, Inovação, Cidades, Cultura e etc.), reforçando a importância do debate para o desenvolvimento social e para a democracia. Qualquer pessoa pode participar dessa conversa, que acontecerá no dia 8 de março, no Auditório 1 do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (IHAC), das 14h30 às 17h30.

A segunda parte do evento será uma oficina de Introdução à Análise de Dados, utilizando o projeto de inovação cívica Querido Diário. Essa atividade será no dia 19 de março, a partir das 14h na Faculdade de Comunicação na UFBA. Para participar será necessário preencher formulário de inscrição que será aberto no dia 12 de março. O público-alvo deste treinamento são estudantes ingressos em cursos das áreas de Comunicação, mas outras pessoas podem participar mediante inscrição prévia e limitado ao número de vagas disponíveis.

Relevância do debate

Os dados abertos são fundamentais para promover a transparência, a participação civil, a inovação e o desenvolvimento econômico. Eles podem incluir uma variedade de informações que estejam disponibilizadas de forma acessível, como estatísticas demográficas, informações governamentais, dados científicos, dados de transporte, dados de saúde, entre outros.

O acesso às informações permite o desenvolvimento científico e tecnológico, bem como a atuação jornalística e melhoria na gestão pública. A partir da abertura é possível desenvolver aplicativos, conduzir pesquisas, criar visualizações de dados e tomar decisões informadas em uma ampla gama de áreas.

De acordo com Simon Rogers, em artigo para o Manual do Jornalismo de Dados o debate em torno da abertura de dados adquiriu maior relevância quando o governo dos EUA lançou um portal de dados e vários outros países começaram a fazer o mesmo. Com isso jornalistas e cidadãos em diferentes locais do mundo passaram a questionar o que aqueles dados que estavam sendo publicados podiam revelar sobre a sociedade para além do que estava óbvio. Nesse momento a relação entre Jornalismo e a análise de informações digitais se tornou mais estreita. Quais seriam as melhores formas de compreender os dados? Quais as ferramentas disponíveis para possibilitar ou facilitar o trabalho? Como “traduzir” as informações para o público mais amplo?

As respostas vieram de várias formas, desde ferramentas em código aberto para auxiliar o trabalho com dados, desenvolvimento de novas formas de apurar informações em bases de dados, formação de comunidades engajadas em compartilhar conhecimentos e várias outras, que em resumo se traduzem em um movimento ativo em prol dos dados abertos.

Serviço

Dia dos Dados Abertos – Salvador

A importância de dados abertos para democracia – uma conversa interdisciplinar

Quando: 8 de março de 2024, 14h30
Onde: Auditório do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências Professor Milton Santos (IHAC)
Endereço: Estrada da Muriçoca, sn – São Marcos, Salvador – BA, 41250-420

Oficina Introdução à análise de dados com auxílio de ferramentas de inovação cívica

Quando: 19 de março de 2024, 14h30
Onde: Ondina, Salvador – BA
Endereço: R. Barão de Jeremoabo, s/n – Ondina, Salvador – BA, 40170-115
Inscrições: via formulário
Vagas: 20

Participe também:

Dia dos Dados Abertos – Comunidades mapeando comunidades: Conexão Brasil-África

Encontro híbrido que unirá mentes de diversos países por um propósito singular: fortalecer comunidades vulnerabilizadas no Brasil e na África, por meio do intercâmbio de saberes proporcionado pelos dados abertos de mapeamento. Serão três dias com seminários, atividades e workshops.

Datas: 02 de Março (Sábado); 04 de Março (Segunda-feira) e 05 de Março (Terça-feira).
Mais informações: site oficial

Referências:

https://datajournalismcom.s3.eu-central-1.amazonaws.com/handbooks/The-Data-Journalism-Handbook-2_PT.pdf

https://escoladedados.org/wp-content/uploads/2021/03/livrov2.pdf

https://embaixadoras.ok.org.br/open-data-day/2024/02/06/guia-odd24/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *