Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 29 DE abril DE 2013 ás 01:02

O Universo em deslumbrantes fotografias

Para visitar a exposição no MUHNAC, interessados podem dirigir-se museu das 10h às 17h de segunda a sexta-feira, e das 11h às 18h aos sábados e domingos.

POR MARIANA ALCÂNTARA E MARIANA SEBASTIÃO* -DE LISBOA, PORTUGAL
alcmariana@gmail.com e marianasebastiao@gmail.com

Em comemoração ao aniversário de cinquenta anos do Observatório Europeu do Sul (ESO), a maior organização intergovernamental para a astronomia na Europa, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC – UL) apresenta, até o próximo dia cinco de maio, a exposição “Um Universo Deslumbrante – O Cosmos através dos olhos do Observatório Europeu do Sul”.

Comissionada pelo astrofísico José Afonso, diretor do Centro de Astronomia e Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, “Um Universo Deslumbrante” exibe o Cosmos captado pelos diferentes telescópios do ESO. O Observatório tem Portugal como membro desde o ano de 2001. A organização da exposição tem o apoio do próprio ESO, da Universidade do Porto, da Fundação Millennium Bcp, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e da Ciência Viva/Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. A ideia é proporcionar ao público a apreciação da beleza do Cosmos e o contato com a investigação em astronomia e astrofísica na qual o país está envolvido.

Foto: Mariana Alcântara

Foto: Mariana Alcântara

De acordo com José Afonso, a observação do universo é, hoje em dia, um dos grandes objetivos da espécie humana. Isso tem estado na base da construção de telescópios cada vez mais poderosos que revelam muito mais sobre o que é o universo à nossa volta. O pesquisador afirma que estes equipamentos revelam o pouco que conhecemos sobre o Cosmos, e que ainda se espera conhecer muito mais. “Já existem projetos para a próxima geração de telescópios que nos vai revelar muito mais sobre as nossas próprias origens”, conclui.

Informações detalhadas sobre “Um Universo Deslumbrante” estão disponíveis no sítio. Para visitar a exposição no MUHNAC, interessados podem dirigir-se museu das 10h às 17h de segunda a sexta-feira, e das 11h às 18h aos sábados e domingos. Para agendar uma visita guiada pela exposição, é necessário contatar o museu antecipadamente por meio do telefone 21 392 18 00 ou e-mail: geral@museus.ul.pt.

+MAIS

O astrofísico José Afonso, diretor do Centro de Astronomia e Astrofísica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, afirma que hoje em dia a observação do Universo é um dos grandes objetivos da espécie humana. “Queremos conhecer o que existe, conhecer as nossas origens e, obviamente, o nosso destino”, diz. Confiram o depoimento em vídeo“!

*Mariana Alcântara é jornalista (Facom-UFBA), especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico pela mesma faculdade, e mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, dessa universidade.

*Mariana Sebastião é jornalista pela Facom-UFBA e estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da mesma universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *