Atualizado em 3 DE julho DE 2013 ás 16:37

Grupo de pesquisas da UNEB lança jogo baseado no 2 de Julho

O grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade Estado da Bahia lançou no dia 2 de julho uma versão de teste do jogo Dois de julho: tower defense, baseado na data histórica

* EMILE CONCEIÇÃO
ej_jornalista@hotmail.com

Personagens do jogo

Foto: Divulgação/ Comunidades Virtuais

Foi lançada, no dia 2 de julho, pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a versão de teste do jogo Dois de julho: tower defense. O game foi idealizado pelo integrante do grupo e estudante da universidade Filipe Pereira.

Segundo o discente, o objetivo do jogo é ensinar aspectos importantes da independência da Bahia de maneira criativa e divertida. O jogo foi disponibilizado gratuitamente, na internet, com versões para dispositivos móveis que sejam compatíveis com os sistemas iOS e Android, e para computadores pessoais (sistema Windows).

“Essa versão de teste, que lançaremos na próxima semana, terá cerca de um terço do que será este jogo. Com isso, queremos que o público, ao apreciar, possa opinar sobre o jogo para que assim possamos aperfeiçoá-lo. Nosso plano é lançar a versão final em dois meses”, explica Filipe.

De acordo com a coordenadora do grupo de pesquisa, Lynn Alves, o jogo visa contribuir para que os jovens aprendam sobre a importância história da data de forma lúdica e criativa.

O projeto do game foi financiado pelo setor de Culturas Digitais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).

Fonte: ASCOM/ Uneb

* Estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA e estagiária da Agência de Notícias em Ciência e Cultura