Atualizado em 24 DE março DE 2012 ás 23:48

Gestão das águas: como equilibrar desenvolvimento econômico e preservação ambiental?

Palestra lembra que a água é o principal insumo de diversas atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade e dos desafios da sua gestão para a sustentabilidade ambiental

DA REDAÇÃO
agencia@cienciaecultura.net

Uma vez que março é o mês dedicado à água, o Encontro Sustenta a elegeu como tema do seu pré-evento que acontece dia 27 de março de 2012, às 19h, na Saraiva do Iguatemi, com inscrições gratuitas. Os interessados em assistir a palestra podem escrever para a produção do evento, a fim de reservar a vaga. O palestrante convidado é Eduardo Topázio, coordenador de monitoramento ambiental e de recursos hídricos do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O palestrante lembra que a água é “o principal insumo de diversas atividades econômicas desenvolvidas pela sociedade e a sua gestão um desafio para a sustentabilidade ambiental. No cenário de escassez em que vivemos, cabe ao Estado mediar os conflitos existentes entre os interesses econômicos relacionados à água e a necessidade da sua preservação, como elemento essencial à vida no planeta”.

Rio Paraguaçu

Eduardo Topázio é graduado em Engenharia Sanitária pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), com mestrado em Engenharia Oceânica pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ). Sua experiência profissional de mais de vinte anos inclui atividades em saneamento ambiental e recursos hídricos, tais como elaboração de diagnósticos ambientais e de avaliação de impactos ambientais, atividades de licenciamento, estudos de viabilidade de barragens e planos diretores de bacias hidrográficas. Atuou em comitês de bacias e de câmaras técnicas do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Desde o primeiro pré-evento, que discutiu a gestão de resíduos sólidos, em agosto de 2011, o Encontro Sustenta tem realizado reuniões mensais. Já foram abordados temas como o Código Florestal, arquitetura sustentável, cidades sustentáveis e comunicação ambiental, por exemplo. Uma iniciativa da advogada Erica Rusch, sócia-fundadora do Rusch Advogados, o Encontro Sustenta acontecerá também entre 09 e 11 de maio de 2012, com patrocínio do Sebrae, no Hotel Golden Tulip Rio Vermelho. Nesta ocasião, as temáticas dos pré-eventos serão abordadas em oficinas e painéis.

_____

Gestão das águas: estratégias e desafios para equilibrar desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

27 de março de 2012 | Saraiva do Iguatemi

Inscrições gratuitas e limitadas: isabelgoescamara@yahoo.com.br (produção)