Atualizado em 7 DE maio DE 2014 ás 15:14

Fundação inglesa divulga ciência de forma lúdica

Palestra promoveu atividades interativas com o público

Matheus Viana*
matheus.vianna95@gmail.com

A performance “Um demonstração interativa de uma grande iniciativa britânica para engajar pessoas com ciência ligada aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres em 2012” foi realizada durante o terceiro dia da 13ª Conferência Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (PCST 2014).

O trabalho foi elaborado pela fundação The Wellcome Trust, Reino Unido, e tem por objetivo engajar crianças nas escolas, de modo lúdico, por meio de temáticas científicas e esportivas. A ideia surgiu devido ao momento ápice do esporte, quando o país sediou os Jogos Olímpicos em 2012.

Fundação inglesa apresentou experiência lúdica desenvolvida com crianças para divulgar ciência. Foto: Eduardo Assunção.

Durante a demonstração do trabalho, foram entregues à plateia diversas ferramentas dos kits que a fundação preparou para serem distribuídas nas escolas. Um desses itens é um saco plástico com medições para que as pessoas, ao soprar, possam medir a capacidade de seus pulmões. Outra atividade realizada na palestra foi a medição do pulso para que voluntários praticassem por trinta segundos o exercício físico, e então medir seus pulsos, observando em quanto tempo a pulsação voltaria ao normal.

Plateia utilizou saco plástico para medir a capacidade dos pulmões. Foto: Eduardo Assunção.

Segundo um estudo da The Wellcome Trust, o número máximo de batimentos é o mesmo em todas as pessoas depois de praticar exercícios. Já o tempo de recuperação, ainda de acordo com a pesquisa, está diretamente ligado à saúde de cada um.

*Estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Ciência em C,T&I – Ciência e Cultura UFBA.