Atualizado em 30 DE outubro DE 2019 ás 15:17

Estudantes constroem carro para Fórmula SAE

Competição nacional foca na concepção, projeção e fabricação de carros por equipes universitárias

POR JADE SANTANA*
jadessant@gmail.com

“Tenho curiosidade para fazer as coisas”, confessa Gustavo Araújo, calouro da  Kamikaze Racing Team, equipe de Fórmula SAE da UFBA, apelidada de KRT. A equipe, formada em 2006 e conta com 35 alunos, fez o lançamento do carro em outubro deste ano e está nas fases finais de preparação para a competição estudantil, organizada pela Fórmula SAE (Society of Automotive Engineers), programada entre 27 de novembro a 01 de dezembro de 2019. Desde 2010 a equipe participa das competições e, no último ano, alcançou a décima primeira posição, se tornando a melhor equipe na categoria Norte/Nordeste.

É consenso para a equipe que fazer parte do projeto os dá a oportunidade de pôr em prática conhecimentos que eles vêm adquirindo ao longo da formação. Com uma equipe heterogênea, com estudantes de Engenharia Mecânica, Administração e até Jornalismo, todos se envolvem no processo de construção do carro. O atual capitão da equipe, Filipe Lima, aponta que formar uma equipe onde todos tenham a capacidade de ensinar e aprender, com a intenção de nivelar os conhecimentos, foi o maior objetivo da equipe no ano de 2019.

Para Ailton Júnior, coordenador do Kamikaze Racing Team, a equipe significa para a Universidade um despertar do interesse dos alunos pelo aprofundamento do conhecimento teórico e o estabelecimento de uma conexão real entre teoria e prática. “Não só o Fórmula SAE, mas também todos os demais projetos motivacionais significam que podemos formar profissionais mais seguros de si”, ressalta o professor.

Além de se preocuparem bastante com a capacitação interna, a criação de um carro cada vez mais eficiente também é foco do KRT. Os participantes da equipe têm a autonomia de construírem o carro do zero e sozinhos. “A gente cria uma bagagem gigantesca de conhecimento para solucionar problemas que podem aparecer no momento da competição”, conta o capitão, que está na equipe há quase 3 anos.

“É impossível a gente construir nosso carro se não existir uma unidade. O trabalho em equipe é essencial para o KRT”, defende Mariana Andrade, líder do sistema de gerenciamento. A equipe tem dez meses para fazer o projeto e construir o carro antes da competição, que acontece todos os anos em novembro. “Estou nervoso. A expectativa é estar no Top 10” revela Lucas Rocha, membro que vai pela primeira vez para a competição, após 2 anos na equipe.

Faltando pouco mais de um mês para a competição, a equipe já está nos últimos preparos para o torneio: os últimos testes e reparos já estão sendo feitos.“Existe uma grande expectativa de ver o resultado de todo o empenho que foi realizado pela equipe”, comenta Gustavo Araújo, calouro do KRT.

Mais sobre a Fórmula SAE – A competição Fórmula SAE BRASIL, assim como as outras provas promovidas pela entidade, tem como objetivo propiciar aos estudantes de Engenharia a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, desenvolvendo um projeto completo e construindo um carro tipo Fórmula. Os trabalhos são realizados em grupo.

Criada em 2004, a Fórmula SAE BRASIL está a caminho da sua 15ª edição. Em 2016 envolveu mais de 1.030 inscritos , número que cresce significativamente a cada ano. As equipes melhor classificadas ganham o direito de representar o Brasil em duas competições internacionais realizadas nos EUA. Este ano a competição acontecerá entre 27 de novembro a 01 de dezembro de 2019, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).

* Estudante do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA e repórter da Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura