Atualizado em 17 DE setembro DE 2011 ás 16:59

Formanda em Direção Teatral da Ufba estreia o espetáculo “Vestir os Nus”

Dirigido por Isis Barreto a peça fica em cartaz até 25 de setembro, sempre às 20h, no Teatro Martins Gonçalves

Por Adriana Santana*
cpc.jana@yahoo.com.br

O Teatro Martins Gonçalves ficou lotado na noite da última quinta-feira (15) para prestigiar a estreia do espetáculo Vestir os Nus, que é um produto de conclusão do curso em Direção Teatral da Universidade Federal da Bahia (Ufba), com direção de Isis Barreto, em cartaz até dia 25, de quinta a domingo, às 20h, com entrada franca.

Espetáculo "Vestir os Nus" com cenário de Rodrigo Frota

A peça conseguiu atingir o objetivo, despertou gargalhadas em alguns momentos e imprimiu tons dramáticos em outros. O que traduz a proposta do espetáculo, que é passear pelos diversos gêneros narrativos sem apelar para a artificialidade. O texto da peça é uma adaptação do mestrando em Artes Cênicas da Ufba, Hayaldo Copque para a obra homônima do autor italiano, Luigi Pirandello. A disputa entre o ser e o parecer, ou seja, o jogo entre as aparências, temática constante nas obras de Pirandello, é recorrente no espetáculo.

Em "Vestir os Nus" a diretora teatral, Isis Barreto, aborda a busca por identidade, o conflito entre ser e parecer e o homem em conflito com os costumes sociais

O projeto do espetáculo começou a ser planejado em 2009, quando a diretora adaptou o primeiro ato do texto de Pirandello para a peça A protagonista, como trabalho de conclusão do semestre na Escola de Teatro. Três dos oito atores que hoje estão em cena em Vestir os Nus fizeram parte da montagem. Isis Barreto se declara fã da obra do autor, “comecei a conhecer a obra de Pirandello em 2009, estudando a fase das vanguardas teatrais no começo do século XX. Dentre os temas que permeiam o universo do autor, destacam-se a busca por identidade, o conflito entre ser e parecer e o homem em conflito com os costumes sociais. Nesse contexto, ele consegue expor as fraquezas humanas com um humor ácido, exigindo a reflexão do leitor/espectador”.

No palco, três atrizes se revezam na composição da protagonista Ermília Drei. A opção por este tipo de representação surgiu do próprio desejo da personagem, como afirma Isis, “ela deseja ser outra pessoa, qualquer uma que não ela mesma, para fugir do seu passado e da sua culpa e subordinação. Mas mesmo projetando outra mulher em sua imaginação, ela não consegue fugir de si mesma, da sua vida”. A diretora diz que desejou ter em cena “atrizes completamente diferentes fisicamente, mas interpretando a mesma personagem em essência, acentuando às vezes alguma característica particular em cada atriz, uma mais tímida, outra mais ambiciosa, outra mais sensual, porém sem grandes distinções na criação individual delas”.

Para manter o espetáculo em cartaz, Isis lançou uma campanha no site Catarse, a fim de arrecadar doações para financiá-lo. O Catarse é a primeira plataforma de financiamento colaborativo de projetos criativos do Brasil. O site funciona a partir da ferramenta de crowdfunding, um novo modelo de captação de recursos para viabilizar projetos culturais. O termo pode ser traduzido literalmente como “financiamento da multidão”, ou seja, uma espécie de “vaquinha coletiva” voltada para a produção cultural.

Participe da campanha de financiamento de Vestir os nus.

Serviço:

O quê: Espetáculo Vestir os Nus

Onde: Teatro Martins Gonçalves, Canela

Quando: 17, 18, 22, 23, 24 e 25 de setembro (de quinta a domingo), às 20h

Quanto: Grátis

Com informações do Catarse e do Cultura Rj

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Um comentário a Formanda em Direção Teatral da Ufba estreia o espetáculo “Vestir os Nus”

1. Nené Rodríguez disse:

É incrivilmente intessante a proposta, Isis é tua filha ?