Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 19 DE maio DE 2017 ás 15:37

Festival promoveu divulgação científica em bares de Salvador

A importância da Epidemiologia para a prevenção de patologias virais foi o tema da palestra da pesquisadora Glória Teixeira no “Chope com Ciência”, evento que aconteceu simultaneamente em 11 países

POR LARISSA SILVA E MARINA ARAGÃO*
silva.larissa1@outlook.com marinaaragaosilva@gmail.com

Pela primeira vez, o festival internacional “Pint of Science”, traduzido livremente como “Chope com Ciência”, foi realizado em Salvador nos dias 15, 16 e 17 deste mês. O projeto de divulgação científica, iniciado no Reino Unido, aconteceu simultaneamente em 11 países e em mais de 100 cidades. O vice-diretor da Faculdade de Farmácia da UFBA, Denis Soares, foi o responsável por trazer o evento para a capital baiana.

O último dia do evento reuniu pesquisadores das áreas de Saúde Coletiva, Artes e Jornalismo Digital em três bares da cidade. No restaurante Barravento, no bairro da Barra, a palestra ministrada pela doutora em Saúde Pública, Glória Teixeira, abordou a epidemiologia dos vírus causadores da dengue, zika e chikungunya.

Epidemiologia é a ciência que estuda os padrões de ocorrência de doenças em populações e os fatores relacionados a estes padrões. O perfil das pessoas acometidas, o momento e o ambiente em que a enfermidade se manifesta são os principais aspectos a serem analisados para definir as políticas de prevenção e controle.

Glória Teixeira é doutora em Saúde Pública e professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA

A pesquisadora destacou a importância de desenvolver vacinas para a prevenção das arboviroses urbanas, doenças transmitidas por mosquitos, como zika, dengue e chikungunya. “Ao vacinar nossos filhos, estamos protegendo outras crianças. A imunidade populacional é muito importante”, enfatiza. Além disso, ressaltou a necessidade de instituir novas práticas para a vacinação da população. “O Ministério da Saúde não deve somente aguardar as pessoas irem ao posto”, pondera.

Apesar dos estudos epidemiológicos auxiliarem no planejamento das estratégias de prevenção, Glória afirma que os especialistas também são surpreendidos. O surto de chikungunya no Brasil, por exemplo, despontou em Feira de Santana em vez de nas capitais, como esperavam os estudiosos. “Surpreendeu a velocidade de disseminação e o fato de ter sido no interior”, reconhece.

Segundo a pesquisadora, antes da epidemia de HIV na década de 80, houve a expectativa de que as doenças infecciosas seriam extintas com o avanço científico e a maior parte dos indivíduos morreriam principalmente por doenças crônicas. Entretanto, hoje, o desafio de controlar as patologias virais ainda persiste. A globalização facilitou o contato entre pessoas de diferentes regiões e tornou mais rápida a transmissão de agentes infecciosos. Assim, o conhecimento técnico-científico no mundo não foi suficiente para controlar a ação dos vírus. “Estamos o tempo inteiro expostos à entrada de vírus em nosso país e não sabemos”, conclui.

O que rolou no “Pint of Science” – Durante os três dias, discussões variadas aconteceram nesta primeira edição do Chope com Ciência. Confira um pouco quais os temas foram abordados:

No primeiro dia, no Barravento, Avenida Oceânica – Barra, o filósofo João Carlos Salles, reitor da UFBA, trouxe a filosofia para a roda de conversa e também o questionamento: “O que é conhecer?”. Já no Caranguejo do Porto, também na Avenida Oceânica, o tema foi meio ambiente, com o pesquisador Eduardo Mendes, professor do Instituto de Biologia, que conversou sobre “A história ambiental da Baía de Todos os Santos”. Enquanto no RedBurguer N Bar, no bairro da Pituba, a temática foi a história e cultura africana, em que a historiadora e professora do curso de História da UFBA, Wlamyra Albuquerque, apresentou o questionamento “Que negros são esses?”.

No segundo dia do evento, o Barravento trouxe a física para o centro das discussões e o tema foi “ O Universo dos quanta”, com o físico, historiador da ciência e pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Criação e Inovação, Olival Freire. No Caranguejo do Porto, os professores da Faculdade de Comunicação da UFBA, Othon Jambeiro e Wilson Gomes, discutiram a Democracia Digital. Já no RedBurguer N Bar, os amantes da cerveja puderam se surpreender no bate papo com o pesquisador, Celso Duarte C. Filho e o professor da Faculdade de Farmácia, Rodrigo Moloni Leão, sobre o tema “Cervejas Artesanais e o Álcool: malvado favorito?”

No último dia, além da apresentação da pesquisadora Glória Teixeira, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, que falou sobre epidemiologia, febre amarela e zika, também foi contemplada a área de música, com a presença do pesquisador e professor da Escola de Música da UFBA, Paulo Costa Lima, no Caranguejo do Porto, com o tema “ Pesquisa em artes: desafios e perspectivas”. Enquanto no RedBurguer N Bar, a pesquisadora e diretora da FACOM, Suzana Oliveira Barbosa, trouxe o jornalismo online para a roda de conversa.

*Estudantes do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA e repórteres da Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *