Atualizado em 14 DE setembro DE 2023 ás 18:36

Facom sediará pela primeira vez Colóquio de Cinema e Arte da América Latina

IX edição do COCAAL acontecerá de 19 a 22 de setembro de 2023 na Faculdade de Comunicação da UFBA

Por: Annandra Lís e Manoela Santos
cienciaecultura.ufba@gmail.com

Com o tema Latinidades Afro-ameríndias, o IX Colóquio de Cinema e Arte da América Latina (COCAAL), acontecerá pela primeira vez em Salvador, entre os dias 19 e 22 de setembro. Neste ano, a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sediará evento que propõe discutir intersecções latinas com culturas africanas e ameríndias. Uma das organizadoras do evento, Regina Gomes, pesquisadora de Recepção e Crítica da Imagem e professora de comunicação audiovisual na Facom, fala sobre suas expectativas e avalia a importância do evento para a comunidade da UFBA.

Foto: divulgação

O evento internacional, que teve suas duas primeiras edições na Universidade Federal de São Paulo e expandiu sua atuação para outros locais do Brasil e exterior (México – 2016), desembarca pela primeira vez em Salvador propondo pensar a América Latina no plural, por meio da noção de latinidades. Além de reivindicar, por meio do adjetivo afro-ameríndias, a possibilidade de multiplicação de perspectivas para reinventar a vida em comum no continente, nos campos do cinema e da arte. Entre os eixos temáticos estão Cinema, arte e educação; Poéticas sonoras e musicais; Coletivo, comunal, comunitário; Meio-ambiente e ecologias decoloniais; Audiovisualidades insurgentes; Artes e hibridismos. Durante a IX edição do COCAAL,ocorrerão também um conjunto de atividades de caráter formativo, como projeção de filmes, minicursos, debates e conferências, com acesso gratuito e em parceria com equipamentos culturais e instituições de ensino básico da rede pública.

Em nome da equipe organizadora, que contempla professores da FACOM e de outras universidades (UFRB, UESB, UFPEL), Regina Gomes, fala com entusiasmo sobre as expectativas para o evento. “A nossa expectativa é muito boa. Vamos receber centenas de pesquisadores e artistas do Brasil e da América Latina e a troca de conhecimento e saberes só beneficiará a todos e todas. Alguns nunca estiveram na Bahia e estão ansiosos para compartilhar e discutir temas urgentes da área. Já estamos com a infraestrutura organizada, contamos com vários apoios desde a FACOM, PósCom, Capes, UESB, Proext e também da Produtora Jr.” explica.

Regina frisa ainda que, desde o pré-COCAAL, já está na pauta do evento tratar de questões, que segundo ela, são muito necessárias e por vezes não são alcançadas como: Audiodescrição no Audiovisual, Cinemas Latino-Americanos em Sala de Aula e Comédia no Cinema argentino. A professora chama atenção também para a importância da realização do evento na unidade. “É a primeira vez que o Colóquio acontece na região Nordeste, o que significa a busca para romper com a disparidade epistemológica regional. Que eu lembre, a FACOM nunca recebeu um Colóquio com tamanha importância.” finaliza.

O quê? Colóquio de Cinema e Arte da América Latina
Quando? 19 a 22 de setembro
Onde? Faculdade de Comunicação da UFBA, Salvador.
Confira a programação completa no site do evento: Site oficial do COCAAL

Revisado por: Beatriz Nascimento, Cinthía Maria, Nathalí Brasileiro