Atualizado em 6 DE maio DE 2014 ás 17:05

Estabelecendo comunicação em eventos extremos

Mudanças climáticas, desastres naturais e o posicionamento da mídia com a transmissão de informações científicas à sociedade foram os temas do painel "Comunicando riscos e incertezas nas mudanças ambientais do mundo e os eventos extremos", mediado pela pesquisadora Gabriela Marques Di Giulio, da USP

DEBORA REZENDE*
deboramrezende@gmail.com

Comunicando riscos e incertezas nas mudanças ambientais do mundo e os eventos extremos”, foi o tema do painel mediado por Gabriela Marques Di Giulio, da Universidade de São Paulo. Além de Gabriela, também realizaram exposições os pesquisadores Philip Macnaghten, da Durham University (UK) e da Universidade Estadual de Campinas, e Javier Crúz Mena, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM).

Gabriela Marques Di Giulio falou sobre a cobertura jornalística nos eventos extremos na cidade de São Paulo, a exemplo das enchentes – e como a mídia aborda e comunica o assunto. Philip Macnaghten, por sua vez, trouxe indagações sobre os desafios da comunicação científica e como a população se adapta às mudanças ambientais. Enquanto que Javier Crúz Mena debateu os resultados de sua pesquisa e sobre como a informação científica é levada à população através dos meios de comunicação de massa. “A primeira coisa que eu quero fazer é dar informação às pessoas”, disse Crúz sobre como a informação científica chega à audiência.

Após a apresentação dos componentes do painel, os participantes puderam debater os assuntos abordados, o que possibilitou a troca de experiências e o esclarecimento de dúvidas acerca dos temas e pesquisas apresentadas.

*Estudante de Jornalismo e bolsista do Programa Arte, Cultura e Ciência – Facom UFBA.