Atualizado em 18 DE julho DE 2016 ás 10:26

Esporte, saúde e qualidade de vida na Universidade

O debate reuniu profissionais de educação física e saúde para tratar da história do esporte na UFBA, das iniciativas atuais e das dificuldades enfrentadas para implementar ações que prezem o esporte e a qualidade de vida

POR MARINA ARAGÃO*
marinaaragaosilva@gmail.com

Conforme o artigo 217 da Constituição Federal Brasileira, “é dever do Estado fomentar práticas desportivas formais e não-formais, como direito de cada um”. Mas segundo o professor de Educação Física da UFBA, Romilson dos Santos, nós não temos uma cultura esportiva. Além do mais “é necessário pensar o esporte como lazer e destacar a sua importância na melhora da qualidade de vida, não apenas valorizá-lo no alto rendimento”, reforça.

Criado na década de 70, o centro de esportes  da UFBA teve apenas parte de seu projeto finalizado. De acordo com o professor da Faculdade de Educação (Faced), José Ney Santos, a estrutura que hoje existe é apenas uma parcela do planejamento inicial. Por isso tem-se implantado iniciativas para se conseguir infraestrutura básica e de qualidade para os estudantes e atletas da universidade. “A UFBA tem um déficit com o estado da Bahia no esporte”, declara o diretor de esporte do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais no Estado da Bahia (Assufba), José Gomes.

Foto Marina Aragão

Outro aspecto mencionado foi a baixa de recursos para a unidade de esportes da UFBA. “Nunca foi colocado no orçamento da universidade uma parcela para desenvolvimento do Centro Educacional de Educação Física (CEEF)”, reclamou José Ney.

Porém, como iniciativa, foi implantado o Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT), projeto de qualidade de vida para o servidor ativo e aposentado da UFBA, para tentar melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores da universidade, além de diminuir o afastamento do trabalho por conta de doenças relacionadas.

O NQVT baseia-se na promoção de bem-estar, integração e valorização do trabalhador da UFBA, além de construir um ambiente de trabalho saudável. “O trabalho precisa ser visto como fonte de prazer e satisfação”, afirma a integrante do NQVT, Ironildes Bahia. No entanto, pontua também que o núcleo enfrenta desafios como a descontinuidade das ações por conta das mudanças de gestão e a falta de entendimento sobre a temática de qualidade de vida.

Esporte, saúde e qualidade de vida foi um dos temas debatidos no Congresso UFBA, em comemoração aos 70 anos da instituição. A mesa, gerenciada por professores de Educação Física e Saúde, aconteceu no sábado, 16, no Instituto de Biologia.

*Estudante do curso de jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA e estagiária da Agência de Notícias em CT&I – Ciência e Cultura