Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 2 DE dezembro DE 2014 ás 18:03

Dissertação avalia a integração das ciclovias ao transporte público

A pesquisa buscou elaborar um método que avalie a melhor rota ciclável em Salvador, levando em consideração a escolha individual dos ciclistas

SÉRGIO LOUREIRO*
sergiodemelofilho@gmail.com

Uma das principais discussões da atualidade, no que se refere ao transporte público brasileiro, é a adoção de meios alternativos de locomoção, visando reduzir os quilométricos engarrafamentos e a redução de gases poluentes nas grandes metrópoles. Nesse aspecto, as bicicletas parecem ter caído no gosto popular, e ganharam adeptos em muitas das cidades, servindo, inclusive, como proposta de políticas públicas, para melhorar a mobilidade urbana. A integração dos ciclistas com os outros veículos é o tema de dissertação da pesquisadora Ana Lúcia Bezerra da Silva.

A dissertação intitulada Análise Multicritério para Avaliação de Rotas Cicláveis Integradas ao Transporte Público foi desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental Urbana (MEAU), da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, em 2014, e teve como orientadora, a professora Ilce Marília Dantas Pinto.

Imagem divulgação

O objetivo da dissertação consistiu na elaboração de um método que auxilie na avaliação da melhor rota ciclável integrada ao transporte público e que considere dentre outros critérios, os fatores de escolha individual dos ciclistas. O procedimento de avaliação das rotas proposto nesse trabalho tomou como base uma combinação de técnicas: Técnica de Grupo Focal, Análise de Conteúdo, Simulação por Vídeo e Avaliação Multicritério.

No início dos estudos, a autora definiu a região de Mussurunga, na cidade de Salvador, como sua área de abrangência. O bairro apresenta um grande fluxo de ciclistas, além ter uma importante estação de integração de transporte público, a Estação Mussurunga.

Segundo a autora, os resultados desse trabalho mostraram que, conforme a percepção dos ciclistas, os principais critérios que influenciam a escolha dos seus trajetos estão relacionados aos aspectos de segurança no trânsito e pública. A melhor alternativa de rota apresentou os critérios infraestrutura e segurança pública no primeiro e segundo lugar, respectivamente. Conclui-se que o objetivo desta pesquisa foi atingido e a percepção dos ciclistas sobre os principais critérios para a escolha das rotas cicláveis foi levada em consideração, possibilitando uma troca de conhecimento com os especialistas da área de mobilidade.

* Graduando em Comunicação Social – Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias CT&I – Ciência e Cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *