Atualizado em 27 DE outubro DE 2011 ás 10:08

Anvisa e Ifba avaliam equipamentos em hospitais

Parceria de cinco anos já realizou 2.000 avaliações em raios X, incubadoras, aparelhos de ultra-som, equipamentos de tomografia computadorizada, entre outros

Por Renata Santana
renatinhaa86@hotmail.com

Pesquisadores do Núcleo de Tecnologia em Saúde (NTS), formado pelos grupos de pesquisa em Riscos em Radiologia Médica e em Equipamentos Médicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) estão avaliando hospitais de diversos estados do Brasil em cooperação técnica com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A cooperação dura cinco anos e já realizou 2.000 avaliações.

A utilização dos equipamentos médicos é fundamental para a saúde pública moderna, com uso diagnóstico, terapêutico ou de monitoração. Entretanto, para cumprir seu papel de salvar vidas ou aumentar a expectativa de vida das pessoas, os equipamentos precisam ser utilizados de forma eficaz e com segurança por pacientes e profissionais de saúde. As ações do NTS visam, portanto, avaliar esses equipamentos.

Para Marcus Navarro, coordenador do NTS, os equipamentos médicos podem representar um grave problema de saúde pública, “contribuindo para procedimentos incorretos ou incompletos, dificultando ações criativas, aumentando custos para o sistema de saúde e aumentando os riscos para os pacientes e os profissionais de saúde”, afirma.

A responsabilidade regulatória destes equipamentos cabe principalmente a Anvisa, que precisa ser instrumentalizada e capacitada para avaliar esses equipamentos, mas esta ainda está em processo de consolidação para atuar nesse ambiente. Dessa forma, com o objetivo de contribuir com o fortalecimento da Anvisa, o Ifba planejou o NTS, com estruturas únicas no Brasil para servirem de referência.

“O NTS tem os dois melhores laboratórios da América Latina em avaliação de equipamentos médicos. O grande diferencial dos nossos laboratórios está na diversidade de equipamentos que possibilitam a avaliação de raios X, incubadoras neonatais, aparelhos de ultra-som, tomografia computadorizada, radiologia digital, dentre outros”, relara Navarro.

Através de diversos instrumentos, os pesquisadores do NTS, avaliam os equipamentos médicos em hospitais selecionados pela Anvisa. Relatórios são realizados e encaminhados para as vigilâncias municipais e para a nacional. A partir daí, esses hospitais passam a serem controlados e geram diversos benefícios para a saúde da população. O grupo já atuou em Santa Catarina, na Bahia e no Rio Grande do Norte.

“Em Santa Catarina notamos que havia uma situação de risco nos aparelhos, como equipamentos sem componentes básicos de segurança. Então encaminhamos um relatório para a Anvisa que criou a Instrução Normativa nº 004/DIVS com base na nossa avaliação. Hoje essa instrução está sendo aplicada em outros estados”, conta Navarro.

As avaliações realizadas pelo NTS em cooperação com a Anvisa têm obtido impacto imediato para a sociedade, possibilitando respostas rápidas para o sistema de saúde. Atualmente o NTS está implantando um Laboratório de Certificação para os aparelhos e uma Clínica Escola para os técnicos que trabalham com esses equipamentos.