Atualizado em 14 DE maio DE 2011 ás 18:51

Cacau clonado aumenta variedade de chocolate

Estudos tentam identificar fatores sensoriais e tecnológicos de chocolates produzidos no Sul da Bahia

Por Joseane Rosa*

Entre as variedades de chocolates disponíveis no mercado, não é difícil encontrar quem tenha dificuldade de escolher um para levar para a casa. E esta dúvida ainda pode aumentar com a produção de novos sabores a partir da clonagem de cacaus, mais resistentes à pragas, segundo pesquisa da Universidade Federal da Bahia – Ufba.

Sabores ainda mais variados prometem adocicar a vida de chocólatras

Os estudos são da Faculdade de Farmácia, que tenta identificar fatores sensoriais e tecnológicos dos chocolates produzidos no Sul da Bahia. Segundo a doutora em Tecnologia de Alimentos, Eliete da Silva Bispo, os cacaus clonados, mais resistentes a vassoura-de-bruxa, estão passando por testes para identificar suas especificidades sensoriais e particularidades de sabores de cada espécie, que poderá produzir maiores variedades de chocolates, com sabor amargo, adstringente, frutal ou até ácido.

Diferentemente do chocolate feito de cacau comum, que segundo a pesquisadora são produzidos por todas as espécies de cacau juntas, o chocolate feito de cacau clonado poderá ser plantado por variedades separadas para se obter um melhor resultado e diferenciação de gosto. Segundo a professora Eliete Bispo, o chocolate produzido na Bahia decaiu muito, não só pela vassoura de bruxa, mas também pelos processos como eram trabalhados. “Hoje já sabemos que se deve trabalhar com os clones e com a separação de espécies. Muitos cacauicultores já estão trabalhando desta forma”, explica.

Mas apesar dos avanços da pesquisa, muito ainda tem que ser feito para que as pessoas possam desfrutar das variedades de sabores dos chocolates produzidos na região. “Na analise físico-química falta muita coisa e não sabemos ainda sobre os descritores, que são os agentes que diferenciam o produto. Já sabemos que os cacaus clonados tem características sensoriais diferenciadas e podem produzir sabores diferentes”, afirma Eliete Bispo.

*Estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Ufba

2 comentários para Cacau clonado aumenta variedade de chocolate

1. Noel Reis disse:

Eu chocólatra assumido espero que não demore muito para saborear um chocolate sabor limão.

2. E VERDADE QUE CACAU CLONADO TA SENDO REGEITADO. PRA FASER CHOLATE.