Atualizado em 21 DE setembro DE 2011 ás 09:39

Coral “Melodias” participa hoje do V Encontro de Corais da Justiça Federal

Este ano as apresentações do evento são inspiradas na temática "Músicas Inesquecíveis"

Por Marília Moura*
marideologia@gmail.com

O coral Melodias da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Emus/Ufba) regido pelo maestro Márcio Medeiros, compõe a programação do V Encontro de Corais da Justiça Federal que acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro. A apresentação do coral será nesta quarta-feira (21), às 17h, no Auditório Ministro Dias Trindade, no Fórum Teixeira de Freitas da Justiça Federal, em Sussuarana. Este ano as apresentações do evento são inspiradas na temática Músicas Inesquecíveis. Os corais da Justiça Federal, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), do Serviço Social do Comércio (Sesc), entre outros, também integram a programação do evento que vai contar com a apresentação de seis corais por noite.

Coral "Melodias" da Ufba

No V Encontro de Corais, o Melodias apresentará três das 15 canções que fazem parte do musical Palavra de Baiano, formado apenas por composições de músicos baianos e com estreia prevista para o fim de outubro ou início de novembro deste ano. As três canções escolhidas para o evento foram Luz do Sol (Caetano Veloso), S.O.S. (Raul Seixas) e Selva Branca (Vevé Calazans).

Melodias Foi criado há aproximadamente 13 anos pela professora Leila Dias, da Emus, com o objetivo de integrá-lo à Secretaria de Extensão da Emus, como coro para adultos integrantes dos cursos de extensão da Escola. O coral conta com 50 integrantes, alunos de instrumento ou canto dos cursos de Extensão da Emus, alunos inscritos apenas neste coral e alunos da graduação. O coral Melodias desenvolve um “trabalho performático, incorporando elementos como dança, teatro, humor e movimento corporal em suas apresentações”, afirma o maestro Márcio Medeiros, regente do coral desde 2009.

Visibilidade – Este ano, o coral Melodias participou do Concurso de Corais do Programa TV Xuxa, o grupo foi um dos seis escolhidos, entre 100 corais de todo o país, para ir ao programa. Embora o coral não tenha chegado à final da disputa, Márcio Medeiros destaca que a participação no Concurso trouxe a “satisfação do trabalho reconhecido, a possibilidade de mostrar o talento dos cantores e os momentos de diversão e ensaios lá no Rio. Tudo isso fez valer a pena a tentativa”, destacou.

Agenda – Além de estrear o musical Palavra de Baiano, o coral se apresenta em evento na Faculdade de Educação da Ufba, no dia 1º de outubro e no Encontro Nacional de Corais (Festcoros/Bahia) que acontece na Reitoria da Ufba, de 17 a 19 de novembro. O Melodias também levará o show Palavra de Baiano para a cidade de Fortaleza (Ceará) nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

V Encontro de Corais da Justiça Federal

Onde: Fórum Teixeira de Freitas da Justiça Federal (Sussuarana)

Quando: 21 a 23 de setembro, 17h

Quanto: Grátis

Contato: 71 3617-2638 / maestromedeiros@yahoo.com.br

Realização: Associação dos Servidores da Justiça Federal na Bahia (ASSERJUF) / Direção do Foro da Seção Judiciária da Bahia.

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

Um comentário a Coral “Melodias” participa hoje do V Encontro de Corais da Justiça Federal

1. rogério pereira disse:

Parabens, professor! Eu sou do coral “Ciranda das Artes”, Lauro de Freitas! Seu trabalho é espetacular. Um abraço!