Atualizado em 29 DE novembro DE 2011 ás 20:29

Conjunto Camará estreia concerto e álbum em dezembro

Conjunto de Câmara da Escola de Música da Ufba terá álbum distribuído pela internet

Por Itamar Cerqueira*
ifshot2@hotmail.com

O Conjunto de Câmara da Escola de Música (Emus) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Camará, estreia dois novos projetos em dezembro, a gravação de um novo álbum e a produção de dois concertos na capital baiana. As obras de compositores brasileiros, sobretudo baianos, são o foco dos projetos do Camará. Os concertos serão no dia 08 de dezembro, quinta-feira, às 20h, na reitoria da Ufba no Canela e no dia 16 de dezembro, sexta-feira, às 19h, no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura no Shopping Salvador.

Álbum digital

O álbum terá músicas compostas por compositores baianos e outros não baianos, mas que atuam no cenário da música clássica na Bahia. Entre os compositores estão Paulo Costa Lima e Wellington Gomes, professores da Escola de Música da Ufba; Paulo Rios, Jean Menezes e Alexandre Espinheira, alunos do curso de doutorado em composição da instituição; Vinícius Amaro graduando em composição na Ufba; e Paulo Chagas, compositor baiano, formado em São Paulo e na Europa, atualmente Paulo Chagas é professor da Universidade da Califórnia.

O álbum será lançado e distribuído pela internet. Para o regente e diretor artístico, Paulo Rios, usar a plataforma digital não significa que há uma descrença no suporte físico para a distribuição de música. Para ele, “é legal ter um CD nas mãos e poder presentear alguém e possibilitar o acesso de uma fatia do público que não usa a internet. Um dia podemos lançar uma edição especial desse material em CD. Mas a distribuição do álbum em sua versão digital possibilita um maior alcance em menos tempo e um menor custo de produção. Além de representar uma economia dos recursos utilizados na prensagem de CDs e impressão de encartes”.

Para obter informações sobre como baixar o álbum é só acessar o site do Camará a partir de fevereiro ou março de 2012.

Os Concertos

Os dois concertos acontecerão em Salvador no mês de dezembro e vai marcar a estreia do conjunto. Serão apresentadas as obras do álbum “Música Baiana?”. Também será o ponto de partida para projetos anuais envolvendo gravação de obras de compositores brasileiros.

Paulo Rios explica que “a proposta é que o público entre numa viagem por sete diferentes versões musicais de mundo. Cada compositor apresenta a sua e os temas em jogo vão desde a própria tradição da música de concerto até o universo rítmico afro-baiano e visões surreais de paisagens tropicanas”.

O Camará é formado pelo diretor artístico e regente, Paulo Rios Filho; Flauta, Flávio Hamaoka; Clarinete, Gueber Santos; Saxofones, Cristiano Lira; Banjo, Vitor Rios Bandolim; Violão, Mario Ulloa; Percussão, Humberto Monteiro; Violino I, Ana Dumitrescu; Violino II, Adalberto Vital; Violoncelo I, Suzana Kato; Violoncelo II, Fernanda Monteiro.

Programação do Camará

8/12, quinta-feira, às 20h- na Reitoria da Ufba no Canela
16/12, sexta-feira, às 19h – no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura no Shopping Salvador

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom