Atualizado em 5 DE novembro DE 2013 ás 14:59

Constantino Tsallis falará sobre sistemas naturais, artificiais e sociais

O físico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), estará, no dia 08/11, às 10h, na SaladeArte da Ufba, para uma palestra com o tema "Complexidade em Ciência e Tecnologia"

Ascom PROEXT

Constantino Tsallis

O Café Científico da UFBA, a ser realizado nesta sexta-feira (8/11), às 10h, na SaladeArte, terá como palestrante Constantino Tsallis, pesquisador titular do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Membro da Academia Brasileira de Ciências e líder do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Sistemas Complexos. O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT) e nesta edição tem como tema a “Complexidade em Ciência e Tecnologia”.

Tsallis abordará a questão da complexidade do enorme número de sistemas naturais, artificiais e sociais que são constituídos por muitos elementos com forte correlação entre si, seja no espaço, no tempo ou em ambos simultaneamente. De acordo com Tsallis, tais sistemas frequentemente apresentam propriedades semelhantes às da matéria viva, em contraste às da matéria inanimada: “Existe hoje, no âmbito da mecânica estatística, uma teoria que permite entendê-los qualitativa e quantitativamente usando o conceito de entropia”, explica. Na ocasião também serão apresentadas ilustrações em física, geofísica, astrofísica, economia, biologia, medicina, ciências computacionais e lingüística.

O Café Científico também pode ser acompanhado pela Internet através do link: http://aovivo.ufba.br/cafecientifico

O palestrante Constantino Tsallis atua na área de Física Estatística. Em 1988, Tsallis propôs uma formulação que generaliza o conceito de entropia de Boltzmann-Gibbs. A entropia de Tsallis tem gerado milhares de publicações, assim como teses e reuniões internacionais exclusivas sobre os fundamentos e as aplicações da chamada Mecânica Estatística Não-Extensiva. Diversos sistemas complexos, de matéria viva e inanimada, consistem em aplicações da Mecânica Estatística de Tsallis.

Acesse a bibliografia completa aqui: http://tsallis.cat.cbpf.br/biblio.htm

DATA: 8 de novembro 2013

HORÁRIO: 10 hs

LOCAL: SaladeArte da UFBA (Pavilhão de Aulas do Canela – PAC/ Vale do Canela)