Atualizado em 3 DE setembro DE 2014 ás 17:33

Café Científico debate a origem da vida

O evento discutiu as diferentes visões sobre a vida e a teoria evolucionista de Darwin

Naira Diniz*

Na última sexta-feira (29/08), aconteceu mais uma edição do Café Científico Salvador, no auditório da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS), LDM- Livraria Multicampi, Tribuna da Bahia, Rádio CBN e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia, com o objetivo de debater e analisar sobre o a origem da vida. O evento contou com a presença dos professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Charbel El-Hani, Hilton Japyassu e Thierry Petit Lobão. O livro “Porque as Galinhas cruzam as Estradas? A História das Ideias Sobre a Vida e sua Origem”, foi escrito pelos pesquisadores e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF), Edson Pereira da Silva e Luiz Antonio Botelho Andrade. O título bem-humorado do livro foi escolhido, porque as teorias evolutivas apontam para o caminho pelo qual todo ser vivo tem que passar: a teoria evolucionista de Darwin. O livro tem por objetivo, problematizar e socializar discussões acerca do que é a vida e as suas origens.

Foto: Naira Diniz

Partindo desse pressuposto, o tema do debate foi “Como a Humanidade compreendeu a Vida e suas Origens desde a Antiguidade Clássica?” Vários pontos importantes foram abordados como o conceito de vida, a teoria evolucionista, as visões de mundo e suas diversas interpretações, e diversas outras teorias, como a mecanicista, vitalícia, organicista e outras. “Tratar sobre a origem da vida não é tão simples, mas é um assunto que sempre vai interessar a todos, porque sempre há o que ser desvendado. O conhecimento que hoje temos sobre o tema é apenas uma pequena parte do capítulo da história da vida no planeta,” explicou o professor Charbel El-Hani.

*Graduanda em Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias C,T&I – Ciência e Cultura.