Atualizado em 28 DE julho DE 2011 ás 11:07

Biblioteca Virtual de Saúde facilita pesquisas em Psicologia

Acervo de 600 exemplares de livros, 200 periódicos e 150 DVDs, além de boletins, jornais e revistas, está disponível também para estudantes de psicologia, pesquisadores e interessados de outras áreas

Por Elena Martinez
martineelena@gmail.com

Em todo o Brasil, dos 18 Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs), apenas seis possuem uma estação da Biblioteca Virtual de Saúde – Psicologia (BVS-Psi). O CRP 3 (Bahia e Sergipe) é um dos contemplados. A biblioteca física da Regional foi inaugurada em 2007 e já atende grande parte das demandas dos psicólogos por fontes e referências bibliográficas de pesquisas. A partir de 2009, o espaço, transformado em Estação BVS-Psi, tem sido otimizado.

Segundo a presidente do CRP03, Marilda Castelar, em 2009, uma bibliotecária foi contratada para orientar pesquisadores e sistematizar o processo de empréstimos de livros e periódicos. Segundo ela, no início de 2010, foram adquiridos três computadores conectados com Internet banda larga, além de equipamentos como mesas e cadeiras suficientes para uma melhor utilização orientada da BVS-Psi.

De acordo com Marilda Castelar, o acervo da biblioteca do CRP 3 possui 600 exemplares de livros, 200 de periódicos e 150 DVDs, além de boletins, jornais e revistas do Sistema Conselhos (Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais de todo país). “Além disso, em breve haverá um espaço para a biblioteca no site do CRP 3 que contará com as galerias de fotos e vídeos, registros das imagens dos eventos do Conselho e novidades do Sistema Conselhos”, a presidente.

O sistema para controle dos empréstimos de livros está em fase de aprovação final e em breve psicólogos registrados no CRP 3 poderão levar as obras para consultar em casa. Por enquanto, podem fazer isso na sede do Conselho, localizado no bairro da Federação, em Salvador. “O material impresso e as informações virtuais se complementam para dar ao pesquisador subsídio necessário à ampliação do seu conhecimento”, afirma a bibliotecária do CRP 3, Sara Torres.

Além de psicólogos, podem ter acesso à estação estudantes de psicologia, pesquisadores e interessados de outras áreas. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mediante agendamento. “A medida foi tomada para garantir um atendimento dirigido com qualidade”, diz Sara Torres.

A orientação pode ser feita por telefone ou e-mail, mas, na avaliação da bibliotecária, pessoalmente “é infinitamente melhor porque permite, por meio de uma entrevista de referência, uma pesquisa mais específica e detalhista”, completa Torres.

De acordo com Sara Torres, a possibilidade de atualização é a maior vantagem da estação BVS-Psi. “Assim como profissionais de outras áreas, os psicólogos não podem parar no tempo, precisam renovar e atualizar seus conhecimentos para exercer melhor seu trabalho”, declara. O gerenciamento do conteúdo da BVS-Psi é feito pelas 164 bibliotecas que compõem a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia (ReBAP), da qual a biblioteca do CRP-03 faz parte desde julho de 2009, após assinar Termo de Compromisso com a BVS-Psi.

Entre as informações sobre a BVS-Psi disponíveis no site do CRP 03 estão o regulamento e o folder da BVS-Psi, os manuais de uso da Biblioteca Virtual e da Estação, o manual de normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas e o manual da APA – American Psychological Association.

A Biblioteca Virtual é fruto da parceria entre a Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia – Rebap, sob a coordenação da Biblioteca Dante Moreira Leite, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ipusp), o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Organização Pan-Americana da Saúde – representação Brasil, através de seu  Centro Latino-Americano de Informação em Ciências da Saúde – Bireme.

As atividades desenvolvidas para a BVS-Psi são coordenadas pelo Comitê Consultivo Nacional, composto por instituições comprometidas com o desenvolvimento da psicologia no Brasil. São elas que garantem a criação, operação e atualização dos diversos produtos e serviços disponibilizados.

O agendamento de visitas à Estação da BVS-Psi do CRP 03, pode ser feito por meio do e-mail: biblioteca@crp03.org.br ou telefone (71) 3247-6716.

Sugestões de conteúdo podem ser encaminhadas para: coordenacao@bvs-psi.org.br . O site da BVS-Psi é: www.bvs-psi.org.br