Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 9 DE junho DE 2014 ás 17:46

Palestra aborda pesquisas marinhas

Jean-Michel Cousteau fala sobre os projetos desenvolvidos em prol da preservação ambiental nos oceanos.

Naira Diniz*

O sobrenome não é somente mera coincidência. Jean-Michel Cousteau é filho de Jacques-Yves Cousteau, pesquisador francês e pioneiro na descoberta de recursos no fundo do mar. Desde cedo Jean Cousteau acompanhou seu pai em navegações ao redor do mundo. Além de ser oceanógrafo e ambientalista, Jean é especialista em Arquitetura Marinha e fundou em 1999 a Ocean Futures Society, organização sem fins lucrativos, que trabalha com programas de conservação marinha e educação ambiental. Os meios usados para a divulgação do trabalho desenvolvido, são vídeo-documentários e reportagens especiais para programas de televisão.

Na última quinta-feira (05/06), Jean Cousteau realizou a conferência de encerramento da edição 2014 do ciclo de palestras Fronteiras Braskem do Pensamento, no palco principal do Teatro Castro Alves, em Salvador. A conferência foi mediada pelo jornalista e ativista ambiental Fernando Gabeira, que atualmente apresenta um programa de entrevistas no canal Globo News.

Na palestra Jean apresentou alguns documentários para discutir e analisar problemáticas envolvendo o meio-ambiente, divulgar o que tem sido feito para a preservação ambiental, além de divulgar resultados parciais de pesquisas científicas. Um tema recorrente durante a palestra foi a contaminação ambiental por diversos elementos como plástico, gases poluentes como o carbono e por metais pesados como o chumbo.

Foto: Naira Diniz

Além de falar sobre problemas ambientais nas regiões do Pacífico e do Caribe, Jean trouxe exemplos do Brasil. Mencionou o projeto que existe para a preservação de uma espécie de peixe comum na Amazônia, oTambaqui. Devido à contaminação das águas, a quantidade de peixes diminuiu ao longo do tempo, mas em parceria com a população local, Jean conseguiu fazer com que a quantidade de Tambaquis aumentasse através de uma campanha de conscientização, e da técnica de inseminação artificial.

Durante a palestra, o pesquisador apresentou um equipamento que segundo ele, poderá revolucionar as pesquisas científicas e até a indústria: é o exosuit, um equipamento que lembra os antigos escafandros, mas é dotado de uma tecnologia avançada que permite ao mergulhador permanecer embaixo d’água por 10 horas.

Foto: Naira Diniz

“O meio ambiente necessita do cuidado de cada um, da vontade de cada pessoa em lutar pela preservação ambiental, para que assim transforme o mundo em um lugar melhor para todos. Assim como as pessoas protegem o que amam, assim deve ser a relação de todos seres humanos com a natureza. Pois assim a natureza atingirá equilíbrio necessário para a manutenção da vida na Terra”, disse Jean Cousteau.
Explorando o recife com Jean-Michel Cousteau


*Estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias C,T&I – Ciência e Cultura – Ufba.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *