Atualizado em 12 DE maio DE 2023 ás 11:44

Agência de Notícias da FACOM cria nova parceria com plataforma tecnológica Querido Diário

Projeto visa aproximar o cidadão das decisões governantes ao liberar diariamente o conteúdo dos diários oficiais dos municípios

POR BEATRIZ NASCIMENTO E MANOELA FERREIRA*

A Agência de Notícias da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), efetua uma parceria com o programa Querido Diário nas Universidades, iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) juntamente com a plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde (PCDaS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto visa mapear o ecossistema de pesquisa e extensão universitária brasileiro e documentar os requisitos necessários para a estruturação de um fluxo de trabalho entre projetos acadêmicos e iniciativas brasileiras de código aberto. Com a AGN, o objetivo será desenvolver pautas jornalísticas utilizando dados dos diários oficiais disponibilizados pela ferramenta Querido Diário.

O Diário Oficial é um documento existente nas esferas municipais, estaduais e federais, onde são publicados todos os assuntos oficiais e decisões governamentais, reuniões, editais, nomeações, licitações e demais assuntos que possam interessar à população. Cada prefeitura publica seu diário oficial de uma forma, pois não há uma regulamentação para padronizar as edições ou torná-las acessíveis de forma automatizada e em um único local. Tendo isto em vista, o Querido Diário tem como objetivo tornar acessível quaisquer atividades importantes e atos da administração pública dentro dos municípios brasileiros. Através do Querido Diário, a população pode fiscalizar tanto as ações tomadas pelos governantes, quanto os investimentos feitos com o dinheiro público em diferentes municípios.

Para a estudante Sofia Nachef, de 19 anos, do ponto de vista municipal, a fiscalização dos diários, permite que a população possa cobrar por melhorias em suas cidades. “ Acessar os diários oficiais é uma forma da população fiscalizar o poder e ser capaz de cobrar por melhorias na cidade em que vive. Também é uma forma de garantir a transparência das ações feitas pelos governantes, embora a linguagem utilizada em documentos como esse não consiga de fato comunicar algo para boa parte das pessoas”.

O Querido Diário é uma tecnologia em código aberto desenvolvida com a colaboração de diversos voluntários. A iniciativa colabora para o fortalecimento da cidadania, uma vez que possibilita que qualquer pessoa utilize a ferramenta e participe do seu desenvolvimento. O usuário coloca palavras chaves, municípios ou dados na barra de pesquisa e consegue ter acesso aos conteúdos dos diários desejados.

Rebeca Almeida, que atualmente é gestora de comunidades no programa de ciências de dados para inovação cívica da OKBR, deseja que a parceria seja benéfica para todas as partes: “Espero que seja uma boa oportunidade para os estudantes se desenvolverem profissionalmente através de um projeto real de inovação cívica, um projeto aberto e de software livre. Por outro lado, espero que a parceria faça com que o Querido Diário possa ser explorado e reconhecido pelos estudantes e pessoas que fizeram parte do projeto

A parceria vai possibilitar que os integrantes da Agência de Notícias tenham contato com o jornalismo de dados, área que tem se projetado dentro do mercado de trabalho brasileiro. As notícias e reportagens serão desenvolvidas para tornar mais acessíveis as informações de interesse público, bem como reduzir a complexidade da linguagem utilizada nos diários oficiais.

“Na minha perspectiva, acessar os diários oficiais é uma tarefa que já é essencial entre a população, mas ainda mais entre os jornalistas. Como o que mais falta na política brasileira é fiscalização, o Querido Diário é uma excelente plataforma para viabilizar esse acesso. Eu gostei bastante de saber dessa parceria. Acho que vamos ser responsáveis por algo muito importante. Estou ansiosa!“, relata Beatriz Nascimento, 19 anos, estudante de Jornalismo e nova integrante da Agência de Notícias da Facom.

Segundo o professor e atual tutor da AGN, Marcos Carvalho Bau, essa cooperação vai trazer muitos benefícios para a formação dos estudantes e corpo docente. “Eu tenho uma expectativa muito boa do que se aproxima. No desenvolvimento, não só dos estudantes, mas de todos nós, professores e pesquisadores. É uma excelente forma de integração.”

Acesse o site e conheça um pouco mais sobre o projeto Querido Diário: https://ok.org.br/projetos/querido-diario/

*Revisado por, Cinthia Rodrigues, Nathalí Brasileiro e Sofia Nachef