Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 16 DE maio DE 2012 ás 15:29

Realidade baiana dos diversos feminismos é retratada em livro

Em 330 páginas, a obra interdisciplinar mostra o resultado de 19 pesquisadores que combatem a diferença de gênero

POR GILBERTO RIOS*
gilberto.rios13@gmail.com

Há 29 anos pensando a formação de uma consciência crítica acerca das relações hierárquicas de gênero, o Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA) lançou na noite dessa terça-feira (15/05), às 18h30, o livro Travessias de Gênero na Perspectiva Feminista. A obra, publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia (EDUFBA), compõe a Coleção “Bahianas” e suas 330 páginas apresentam 15 ensaios de 18 autoras e um autor, que pensam os feminismos em diferentes perspectivas de estudo.

O lançamento aconteceu no segundo dia do VXII Simpósio Baiano de Pesquisadoras(es) sobre Mulheres e Relações de Gênero, realizado na Faculdade de Filosofia e Ciência Humanas da UFBA entre os dias 14 e 16 de maio deste ano. O trabalho do grupo, que é o mais antigo do país a estudar o tema, circunscreve o resultado do movimento “emancipacionista” das mulheres no Brasil, iniciado em meados dos anos 70, quando integrantes de movimentos feministas iniciam suas ações para combater a diferença entre os gêneros na sociedade. Parte dessa mobilização foi dirigida ao âmbito acadêmico a partir do ascendente interesse em estudos e pesquisas sobre o tema.

livro Travessias de Gênero na Perspectiva Feminista em seu lançamento

Alda Britto da Motta, professora aposentada e pesquisadora especialista em gênero e faixa etária, é uma das colaboradoras no livro com o seu artigo Revisitando o Par Relutante. O cerne de sua pesquisa é enfatizar a interligação existente entre gênero e geração, considerando a idade e profissão dos indivíduos. Motta salienta que este livro, além de ser composto por trabalhos de estudiosos renomados, ainda acrescenta o que o seu diferencial é a ênfase dada no cenário baiano. “Este livro não é mas importante que outros, mas ele dá uma panorâmica de trabalho de uma série de pesquisadores já com experiência na área. Não pretendemos que ele seja o melhor, mas ele é muito bom”, brincou.

Márcia dos Santos Macêdo, doutora em Ciências Sociais, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo e diretora do NEIM, explica que o caráter transversal da obra está na diversidade de áreas que ele abrange, pensando o âmbito das Políticas Públicas de Trabalho, Desenvolvimento Sustentável, Educação, Cultura, Saúde, Violência e Direito Reprodutivos. “É uma produção ampla porque contempla diferentes áreas de pesquisadoras e pesquisadores ligados ao NEIM ou à Pós-Graduação e trata, em sua maioria, da realidade dos estudos sobre a cidade de Salvador, na Bahia”, enfatizou.

O objetivo de permear esses setores é articular gênero a outras dimensões da vida social, com o propósito final de aprofundamento das reflexões sobre os meandros do debate atual sobre transversalidade, bem como a identificação de problemas e limitações à implementação dessa estratégia na construção da equidade de gênero.

A coletânea está dividida em três partes. Na primeira, os ensaios dialogam sobre intervenções na sociedade ou mesmo fazem análise de intervenções já em desenvolvimento, seja no campo do trabalho, político ou da educação. Na segunda parte, trata sobre geração, enfocando principalmente as idosas e as relações com a família e as novas possibilidades de socialização. A terceira e última parte dedica-se ao campo das representações e o plano simbólico da Cultura, apresentando a análise da normatização do cotidiano e como vão sendo construídos modelos e performances nessa contemporaneidade.

O livro está à venda nas livrarias da Editora da UFBA a R$ 30.

*Gilberto Rios é estudante de Jornalismo na Faculdade de Comunicação da UFBA.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *