Atualizado em 17 DE outubro DE 2014 ás 18:32

A Filosofia como mecanismo de compreensão do ser humano

Palestra discutiu as contribuições da ciência humana para a educação e para a vida

NAIRA DINIZ*
naidiniz_15@hotmail.com

De 13 à 17 de outubro acontece na Universidade Federal da Bahia, a ACTA Semana de Arte, Cultura, Ciência e Tecnologia. O evento é composto por seminários e apresentações de trabalhos científicos, artísticos e culturais, nos quais, estudantes têm a oportunidade de mostrar suas pesquisas para um público variado que inclui desde estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFBA e de outras instituições.

O tema escolhido para a edição da ACTA deste ano foi baseado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, por coincidir com a ACTA. Portanto, foram destacados temas, como a internacionalização da pesquisa. A importância de divulgar a pesquisa faz com que o evento gere propostas e projetos futuros, que possam promover ideias inovadoras em diversos setores como educação, saúde, mobilidade e outros.

Foto: Naira Diniz

Trazer ideias inovadoras foi o objetivo do trabalho desenvolvido por Aryana Borges, estudante do 4º semestre do curso de Filosofia pela UFBA. Sua pesquisa é fruto do questionamento surgido acerca das dificuldades em ensinar Filosofia nas escolas. Por isso seu trabalho foi intitulado Filosofia e Educação e foi construído através das análises de monitorias feitas em sala de aula. Diversos aspectos foram observados, como a didática e a metodologia utilizada pelo professor.

A instituição escolhida para a análise foi o Colégio Estadual Senhor do Bonfim, localizado no bairro dos Barris, em Salvador. As turmas analisadas foram 1º e 2º anos, além do EJA- Educação para Jovens e Adultos. A pesquisa foi desenvolvida sob a supervisão da professora de Filosofia do colégio, Sofia Elisabete Alves de Santana. A proposta da pesquisa foi mostrar que o conhecimento é uma construção feita a partir das experiências em sala de aula e na vida. E a Filosofia é um mecanismo que auxilia nesse processo.

Mudança é a palavra-chave. É necessário modificar o modelo educacional, pois, de acordo com Aryana, “o professor é refém do modelo tradicional, da organização escolar e do plano escolar. O problema da educação é estrutural e envolve as esferas político e social.” A estudante criticou o ensino tecnicista, representado pelos centros de ensino técnico, pois não motivam os estudantes a enxergarem a educação como uma forma de fazê-los analisar e pensar sobre o mundo, sobre o cotidiano e as escolhas que precisam fazer ao longo da vida.

Para Aryana ainda é cedo para dizer que houve modificações na metodologia do ensino de Filosofia no colégio, mas existe um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido. As mudanças serão vistas ao longo da implantação dos projetos. E além de seu projeto, o mural filosófico, que é desenvolvido em parceria com outro colega, outras iniciativas são executadas por outros estudantes do curso de Filosofia integrantes da equipe que Aryana participa, como leituras de textos, jogos filosóficos e o grupo da disciplina no WhatsApp.

E todas essas iniciativas têm por objetivo, segundo Aryana “criar novos métodos de ensino que permitam ao indivíduo perceber a importância de seu papel no mundo, além de resgatar o sentido de ideal de educação. O sentido verdadeiro de educação se perdeu ao longo dos tempos. Acho que esse é um dos pontos centrais do nosso trabalho”. É o resgate desse  sentido que faz com que os alunos tenham consciência acerca de seu papel como protagonistas na sociedade. Portanto, o objetivo é conseguir fazer uma intervenção que modifique a forma como a filosofia e a educação são vistas pelos alunos. Alcançando essa meta, os alunos compreenderão as outras ciências.

Aryana não vê sua análise somente como uma proposta de mudança na metodologia ou na forma de ensinar filosofia, para ela “a Filosofia permite ao homem compreender o mundo e seu lugar nele, além de saber como deliberar suas escolhas e de entender seu papel como sujeito histórico, político e social”, ajudando o a interagir com seu cotidiano e compreendê-lo, para assim saber como agir diante de certas situações e buscar soluções para diversas questões.

* Graduanda em Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias C,T&I – Ciência e Cultura.