Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 28 DE abril DE 2013 ás 22:07

A aventura da terra: do Big Bang ao tempo da consciência

Nos dias 17, 18 e 21 de abril, a exposição contou com a presença de estudantes oriundos das Escolas António Sergio – Cacem e da Escola Dona Filipa de Lencastre.

POR MARIANA ALCÂNTARA E MARIANA SEBASTIÃO* -DE LISBOA, PORTUGAL
alcmariana@gmail.com e marianasebastiao@gmail.com

Acompanhar os principais eventos astronômicos, geológicos e biológicos que contribuíram para a formação da Terra. Este é o objetivo da exposição A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução, disponível ao público no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC – UL). É neste espaço que ocorre a visita orientada intitulada Do Big Bang ao Observador Cósmico, que aborda a sucessão de episódios que ilustram a história do Planeta e culmina no aparecimento do ser humano, dotado de consciência e capaz de investigar a sua própria origem e lugar no Universo.

Foto: Mariana Alcântara.

Foto: Mariana Alcântara.

Nos dias 17, 18 e 21 de abril, a exposição contou com a presença de estudantes oriundos das Escolas António Sergio – Cacem e da Escola Dona Filipa de Lencastre, além de visitantes independentes interessados em conhecer um pouco mais sobre essa interessante narrativa. Na primeira parte da exposição, foi apresentada uma introdução sobre a origem do Universo, sendo o big bang o ponto primordial. Logo em seguida, foi feita uma descrição de como se formaram os planetas e, mais especificamente, sobre como se deu a organização dos continentes e da matéria viva na Terra ao longo dos milhões de anos.

Fonte: Mariana Alcântara.

Fonte: Mariana Alcântara.

Na parte final do roteiro de visitação, o público foi convidado a refletir criticamente sobre toda a história do mundo e sobre a sua própria condição como parte integrante da natureza. Este momento, denominado “tempo da consciência”, insere o ser humano na condição de “observador cósmico”.

De acordo com Fernando Serralheiro, biólogo e técnico do Serviço de Educação e Animação Cultural do MUHNAC, a apresentação da exposição, que contém infográficos e seis globos terrestres, é muito significativa para as pessoas, pois as leva a “terem uma apreciação do que é a nossa presença na escala do tempo e na escala do Universo”. Ele ressalta uma curiosidade existente na exposição: “Importante observar que todo o material está disponível de acordo com um friso cronológico de cem metros, no qual a cada passo ou a cada metro há uma passagem de tempo de 50 milhões de anos”, diz.

Fonte: Mariana Alcântara.

Fonte: Mariana Alcântara.

Do ponto de vista do público escolar, a exposição mostra-se como uma forma de complementar o programa pedagógico. É o que afirma Luis Nascimento, professor de ciências naturais da Escola Dona Filipa Lencastre. “Esta exposição está muito bem organizada. É uma mais-valia para os alunos. De uma forma  em geral,  eles conseguem absorver muito mais conceitos do que os que são transmitidos por nós professores nas salas de aula”, completa.

A visita orientada intitulada Do Big Bang ao Observador Cósmico destina-se ao público em geral e a grupos escolares e associativos, quando solicitado. A atividade é realizada no terceiro domingo de cada mês, às 16h. Para maiores informações, o número para contato do MUHNAC é o 21 392 18 00.

Link do vídeo no Youtube.

*Mariana Alcântara é jornalista (Facom-UFBA), especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico pela mesma faculdade, e mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, dessa universidade.

*Mariana Sebastião é jornalista pela Facom-UFBA e estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da mesma universidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *