Atualizado em 22 DE maio DE 2011 ás 21:33

Nelson Pretto

Candidato a Secretário Regional Bahia da SBPC, pesquisador da Faced dá detalhes sobre entidade que influencia decisões políticas sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, lamenta incidência de fontes jornalísticas oriundas do eixo Sul-Sudeste na imprensa baiana e vê com tristeza política de CT&I feita pelo governo Wagner

POR WAGNER FERREIRA
wagner.ferreira@ufba.br

Nesta entrevista, o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Nelson Pretto, fala sobre políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, da sua candidatura a Secretário Regional Bahia da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC) e dá detalhes sobre a entidade de mais de 60 anos, que influencia de forma decisiva nas decisões políticas sobre Ciência e Tecnologia.

Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, Nelson Pretto lamenta a incidência de fontes jornalísticas oriundas do eixo Sul-Sudeste na imprensa baiana e defende uma formação especializada para os profissionais de imprensa que atuam com CT&I: “aqui só somos ouvidos para falar do pitoresco”, dispara.

“Ciência e Tecnologia são feitas por grandes cientistas, mas também pelo jovem estudante que pega um pedaço de pau e com um parafuso cria um abridor de garrafas”

Pretto defende uma Fapesb com mais autonomia e menos influência da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Ele faz críticas aos critérios utilizados pelo governo Wagner de escolher o secretário responsável pela pasta de CT&I no estado. “O secretário de CT&I é sempre o último a ser escolhido. Há uma briga entre os partidos sobre o que fazer, estes sem têm planejamento.”

Ouça

Parte1

Parte2

Um comentário a Nelson Pretto

1. pesquisador disse:

Prezada Iana Zanatta,

Não há um arquivo de texto; são dois arquivos de áudio (mp3). Você precisa instalar o programa compatível para executar o arquivo, provavelmente há incompatibilidade.

Att

Agência Ciência e Cultura