Atualizado em 9 DE julho DE 2013 ás 16:19

Monica Jones Costa

A questão da poluição ambiental e o declínio da população de anfíbios é um dos temas do simpósio Ecotoxicologia de Anfíbios: ferramentas para avaliar o impacto de poluentes, que será realizado no dia 26 de julho durante o CBH 2013. Coordenado pela professora Monica Jones Costa, da Universidade Federal de São Carlos, o simpósio fornecerá conceitos-chave acerca da ecotoxicologia e das metododologias necessárias para a realização de ensaios ecotoxicológicos com anfíbios, respeitando a padronização internacional vigente. Monica é graduada em Ciências Biológicas, mestre e doutora em Ciências Fisiológicas e tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Animal Comparada. A seguir, a pesquisadora responde algumas perguntas relacionadas ao tema do simpósio

* EMILE CONCEIÇÃO
ej_jornalista@hotmail.com

Agência Ciência e Cultura – O que é ecotoxicologia?

Monica Jones Costa – É o estudo dos efeitos tóxicos de substâncias nos seres vivos, com ênfase nas populações e comunidades em ecossistemas definidos, incluindo as vias de transferência e as interações destas substâncias com o ambiente.

Agência Ciência e Cultura – Qual a importância do estudo sobre a ecotoxicologia de anfíbios para a sociedade?

Monica Jones Costa – Qualquer animal, ou grupo de animais, que sejam afetados por poluentes presentes no meio ambiente afetará a dinâmica dos ecossistemas, implicando em aumentos e/ou reduções de espécies que seriam por ela predadas (por exemplo, os insetos) ou de seus predadores, causando um desequilíbrio ecológico, do qual a sociedade humana também seria afetada. Além disso, diversas substâncias extraídas de anfíbios têm tido seus princípios ativos pesquisados para serem utilizados como fármacos para tratamento de diversas doenças. Dessa forma, o desaparecimento destes animais, também teria um impacto negativo na medicina terapêutica.

Agência Ciência e Cultura – Quais os objetivos dos estudos de ecotoxicologia de anfíbios?

Monica Jones Costa – O principal objetivo é delinear os poluentes que, isolados ou conjuntamente, vêm contribuindo para o drástico declínio que este grupo de animais vem sofrendo, principalmente ao longo das últimas 3 décadas. Sabendo-se quais estes agentes e como eles agem sobre as diferentes espécies de anfíbios é que poderão ser propostas estratégias que visem a conservação destes animais.

Agência Ciência e Cultura – Quais são as principais entidades que desenvolvem pesquisas sobre ecotoxicologia no Brasil?

Monica Jones Costa – A Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia que tem como presidente atual o Prof. Dr. Evaldo Luiz Gaeta Espindola da Universidade de São Paulo (USP); o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Toxicologia Aquática (CNPq), coordenado pelo Prof. Dr. Adalto Bianchini da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Além dessas entidades e dos pesquisadores a elas associados, ainda há inúmeros pesquisadores que, isolada ou conjuntamente, desenvolvem pesquisa aplicada nas mais diversas áreas de conhecimento como ferramenta para fomentar os estudos ecotoxicológicos no Brasil.

Agência Ciência e Cultura – Qual é o público-alvo do simpósio Ecotoxicologia de Anfíbios: ferramentas para avaliar o impacto de poluentes, que acontecerá no CBH 2013?

Monica Jones Costa – O público-alvo vai desde estudantes de graduação, pós-graduação, até pesquisadores das áreas acadêmicas e não acadêmicas interessados em se atualizar ou iniciar sua atuação na área.

Agência Ciência e Cultura – De forma simplificada, o que será tratado no simpósio e de que forma acha que vai contribuir para a formação dos participantes?

Monica Jones Costa – Inicialmente, será problematizada a questão poluição ambiental e declínio da população de anfíbios. A seguir, basicamente, serão fornecidos conceitos-chave acerca da ecotoxicologia e das metododologias necessárias para a realização de ensaios ecotoxicológicos com anfíbios, respeitando a padronização internacional vigente, para que então sejam apresentados os conhecimentos e metodologias de ponta na utilização de biomarcadores morfofisiológicos para a detecção precoce de impacto de poluentes sobre este grupo de animais.

Agência Ciência e Cultura – Atualmente, quais são as maiores contribuições atribuídas às pesquisas na área de ecotoxicologia?

Monica Jones Costa – Dentro das missões da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia estão: promover a pesquisa, a educação, o treinamento e o desenvolvimento dos profissionais que atuam na área de Ecotoxicologia; promover a discussão e divulgação de conhecimentos científicos, questões e problemas ambientais entre a academia, governo e empresas; colaborar com o poder público na realização de estudos e na elaboração de planos e programas contendo ações e princípios sobre uso, proteção e o gerenciamento dos recursos naturais; propor soluções para a resolução de problemas ambientais; promover a manutenção da integridade do meio ambiente.

* Estudante de jornalismo da Faculdade de Comunicação da UFBA, estagiária da Agência de Notícias em Ciência e Cultura e colaboradora do Congresso Baiano de Herpetologia 2013