Atualizado em 5 DE julho DE 2013 ás 20:13

Grupos de pesquisa da UFBA promovem seminário sobre manifestações populares

VICTÓRIA LIBÓRIO
victorialiboriosimoes@gmail.com

Quando os jovens de São Paulo foram para as ruas há duas semanas, não imaginaram que a luta do Movimento Passe Livre pela redução da tarifa do transporte público desencadearia uma série de reivindicações por todo o Brasil com as mais diversas pautas.

A reação violenta da polícia, a cobertura tendenciosa da mídia, e a nítida mudança de opinião da mesma, após os repórteres terem se tornado vítimas da repressão ocasionaram uma espécie de “efeito colateral” na sociedade brasileira.

Estes fatores resultaram num movimento nacional, que passou a contar com o apoio da mídia de massa. Já vitorioso, o Movimento Passe Livre conseguiu a atenção do congresso nacional e da presidência da república, que aprovaram diversas medidas para apaziguar os ânimos e responder às pautas.

Essa discussão não podia ficar distante da universidade. No dia 27 de junho, foi organizado na Faculdade de Educação da UFBA o seminário #VemPraRua, sob a organização do GEC – Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias e do Lab 404 – Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço.

Para incrementar as discussões, os professores André Lemos e Nelson Pretto, líderes destes grupos e organizadores do evento, convidaram representantes de áreas variadas, como os jornalistas Nádja Vladi, Malu Fontes e Messias Bandeira e o antropólogo Ordep Serra. O professor Sergio Amadeu, da Universidade Federal do ABC, também participou do evento por videoconferência.

O encontro pretendeu discutir os fatores que impulsionaram a adesão da sociedade. O evento também reiterou o papel que as universidades têm na sociedade e analisou as redes sociais, não só com a finalidade do entretenimento, mas como um importante espaço para mobilização e discussão política.

Depois da explanação dos convidados principais, o microfone foi aberto para o público dar suas impressões e fazer suas análises, provocando a discussão do que é esse movimento, suas raízes, suas pautas e aonde ele chegará. Entre os espectadores estavam o cineasta Pola Ribeiro e a professora Simone Bortoliero, da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Representantes do Passe Livre foram convidados pelo Facebook para compor a mesa, mas não compareceram. Simultaneamente ocorria nova manifestação que saiu em caminhada do Campo Grande em direção à Prefeitura de Salvador com o intuito de entregar o Manifesto com as exigências para o prefeito ACM Neto.

Entre as reinvindicações estão a reforma do transporte público em Salvador e o estímulo às conduções alternativas, além de revitalizar as instituições de participação dos cidadãos sobre as deliberações da gestão municipal.

Apesar das manifestações, ainda não houve alteração nas tarifas de Salvador. O evento foi transmitido ao vivo por meio da Rádio Faced, pelo youtube e, também, nas redes sociais.

Os comentários estão encerrados.