Atualizado em 7 DE maio DE 2014 ás 19:27

Painel discute maneiras de publicar trabalhos científicos

“Pesquisa em comunicação científica: como publicar?” foi o questionamento apresentado pelo painel mediado pela coordenadora do PCST e membro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasil), Luisa Massarani

DEBORA REZENDE* ANALÚ RIBEIRO**

Pesquisa em comunicação científica: como publicar?”, mediado por Luisa Massarani, coordenadora do PCST e membro da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Brasil), foi tema do painel realizado na tarde desta quarta-feira (7), durante o segundo dia da 13ª edição da Conferência Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (PCST 2014). A sessão contou com a presença de editores das mais renomadas revistas científicas de diversos países, que falaram sobre as maneiras de publicar um trabalho científico.

“A proposta dessa mesa foi mostrar as diversas formas de publicações cientificas”, explica Luisa Massarani. Para ela, não existe uma fórmula física para a publicação científica e isso é visto de maneira positiva, uma vez que a diversidade é um valor a ser destacado. A coordenadora destacou a revista JCom, que permite a publicação de textos em português pelos autores. “É uma maneira de nos comunicarmos na nossa língua, no nosso idioma”, finaliza.

Foto: Analú Ribeiro

A mesa foi composta por Enrico Balli, do Jornal de Comunicação Científica, da Itália, que falou sobre o acesso aberto à publicação e a maneira como ele faz esse trabalho defendendo a ideia da democratização da publicação através da internet e de um jornal de comunicação científica aberto à publicação – de fato, explicou ele, pessoas de qualquer idioma conseguem publicar sem as barreiras econômicas que muitas vezes impedem publicações. “Publicar é bastante caro. Principalmente para os mais jovens”.

Apresentaram-se também Kate Steiner, do Museu de Ciência de Londres e editora do Grupo de Museu de Ciência; Martin Bauer, da Escola de Economia de Londres e editor da revista Entendimento Público da Ciência, do Reino Unido; Susanna Priest, da Universidade de Washington e editor do Comunicação Científica: Lincando Teoria e Prática, em tradução livre, dos Estados Unidos; e Susan M. Stocklmayer, do Centro Australiano Nacional pela Percepção Pública de Ciência e editor d’O Jornal Internacional de Ciência e Tecnologia Parte B: Comunicação e Engajamento Público, da Austrália.

Foto: Analú Ribeiro

*Estudante de jornalismo e bolsista do Programa Arte, Cultura e Ciência Facom -Ufba.

** Estudante de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias C,T&I – Ciência e Cultura – Ufba.