Atualizado em 6 DE maio DE 2014 ás 17:35

Monitorando a mídia sobre temas científicos

Monitoramento da Mídia pela Ciência foi o tema do painel que reuniu os pesquisadores Carlos Vogt, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Federico Neresini, da Universidade de Padua, Itália e o professor Ahmet Suerdem, da Universidade de Istambul

MATHEUS VIANNA*

Os palestrantes Carlos Vogt, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e os professores Federico Neresini, da Universidade de Padua, Itália; e Ahmet Suerdem, da Universidade de Istambul foram os responsáveis pela realização do painel  “Monitoramento da Mídia pela Ciência”, na tarde desta terça-feira (6), realizado na 13ª Conferência Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia (PCST 2014).

O professor Carlos Vogt falou sobre seu projeto de monitoramento chamado Observatório Automático da Ciência na Mídia, realizado através do programa SAPO que auxilia os pesquisadores na coleta e classificação de artigos e reportagens publicadas sobre ciência e tecnologia. O programa permite o acesso a indicadores que subsidiam os estudos de divulgação e percepção pública da ciência e mídia online, com indicadores e resultados consistentes. “O sistema oferece à comunidade de pesquisadores informações diárias sobre a cobertura da mídia em C&T, permitindo enxergar não só o quanto este tema frequenta o leitor, mas também como o leitor o frequenta nos jornais. Buscamos elencar as palavras-chaves e depois classificá-las”, explica.

Federico Neresini apresentou outro programa chamado SMM, muito utilizado na Europa e similar ao SAPO, que tem como foco as publicações online, como jornais, sites e blogs. A partir dessa pesquisa, Neresini comentou sobre o levantamento de dados ligados aos temas publicados na mídia. “Dividimos em cinco temas (Web, Educação, Economia, Política e Saúde) e vimos que o tema web ainda é o menos publicado”, comenta.

O professor Ahmet Suerdem encerrou o painel apresentando o projeto turco chamado MEDBIK, também sobre monitoramento de textos sobre ciência. O professor elencou diversas dificuldades para a realização desse monitoramento, como o lento processamento de dados da web. “Esse monitoramento importa a todos os envolvidos no agenda setting (teoria que define a mídia como determinante na pauta da opinião pública) de Ciência e Tecnologia”.

*Estudante de jornalismo e bolsista da Agência de Ciência em C,T&I – Ciência e Cultura UFBA.