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Atualizado em 28 DE fevereiro DE 2012 ás 13:30

Gestão democrática em escolas da Bahia é pesquisada

Modelo inovativo é proposto a escolas estaduais e municipais para possibilitar a responsabilidade da comunidade escolar sobre melhorias na gestão

POR JORGE GAUTHIER
gauthier_jornalista@yahoo.com.br

Quais os principais impedimentos para que uma gestão democrática em escolas municipais e estaduais seja efetivada? Este é o ponto de partida da pesquisa desenvolvida pelo professor PhD Jair Nascimento Santos. O trabalho, feito com representantes do Conselho Escolar, no caso da escola municipal, e do Colegiado, no caso da escola estadual, investiga os obstáculos para que seja implantada uma gestão com foco na participação ativa da comunidade escolar no âmbito da educação básica.

“Nosso objetivo é apresentar uma proposta de modelo gerencial inovativo que permita a consolidação da gestão democrática em torno do compromisso da comunidade escolar pela melhoria da gestão escolar na Educação Básica no Estado da Bahia”, explica o pesquisador Jair Nascimento. Coordenador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Tecnologias de Gestão (NEOTEG) da Universidade Salvador, o pesquisador é também editor-chefe da Revista Gestão e Planejamento e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Unifacs.

“A gestão democrática baseia-se no conceito da autoridade compartilhada, por meio da qual o poder é delegado a representantes da comunidade escolar e as responsabilidades são assumidas em conjunto”, define Nascimento.

Para atingir o objetivo principal, segundo o pesquisador, é necessário primeiro alcançar alguns objetivos específicos, como analisar os principais instrumentos de promoção para a participação da comunidade na gestão escolar na educação básica. Descortinar os impedimentos para a efetivação da gestão democrática e preparar medidas que possam anular os efeitos impeditivos à concretização deste tipo de gestão nas escolas públicas também fazem parte do conjunto de metas iniciais.

A pesquisa, que teve início em 2010, tem previsão de término em 2012 e é formada por um coordenador, um bolsista de Iniciação Científica, além da colaboração de um apoio técnico e de um professor pesquisador. Após a realização de pesquisas bibliográficas, foi feito um estudo empírico que partiu da identificação e seleção das escolas públicas municipais e estaduais, além de aplicação de questionários e realização de entrevistas.

Gestão democrática: o poder é dado a representantes da comunidade escolar

“As entrevistas foram gravadas e em seguida transcritas para tratamento dos dados, a partir de categorias de análise, dentro de uma abordagem qualitativa. Quanto aos questionários aplicados, tiveram seus dados tabulados e analisados com a ajuda de um software estatístico, dentro de uma abordagem quantitativa”, destaca o pesquisador. Estas atividades fazem parte da terceira etapa da pesquisa que já em processo de finalização.

Após a terceira etapa, será a vez de confrontar dados empíricos com o referencial teórico. “Vamos interpretar os dados obtidos no estudo empírico fazendo o cruzamento com o referencial teórico e com a pesquisa qualitativa realizada na primeira etapa da pesquisa e em seguida chegaremos às considerações finais”, acrescenta Nascimento.

Sobre as dificuldades enfrentadas para realizar a pesquisa, o pesquisador ressalta a indisponibilidade de gestores e conselheiros de algumas escolas para serem entrevistados e a pouca divulgação após a obtenção dos resultados.

“A Unifacs divulga as pesquisas realizadas no período da Semana Cientifica em outubro onde são realizadas as apresentações, mas não há um espaço onde as pesquisas realizadas são divulgadas fora da data citada. Todavia, a maior dificuldade nesta pesquisa é conseguir entrevistar os gestores e conselheiros de algumas escolas”, emenda.

O aumento do profissionalismo de professores e o combate ao isolamento físico, administrativo e profissional de diretores e professores são alguns dos benefícios que a pesquisa poderá trazer, segundo o pesquisador. “A opção da pesquisa em gestão democrática, justifica-se pela necessidade de melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas, garantindo ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade”, finaliza.

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