Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 21 DE maio DE 2011 ás 17:04

Presidente do CNPq destaca importância da comunicação científica com a sociedade

Durante palestra de abertura da 5ª Semana de Pesquisa da Unicamp, Glaucius Oliva diz que cientista deve comunicar o que é feito para sociedade que o financia e apóia e promete viabilizar um grande programa nacional de comunicação social

Da SBPC Pernambuco, com modificações

Durante a palestra de abertura da 5ª Semana de Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, no dia 6 de maio, o professor do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP, empossado em janeiro deste ano para presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, resumiu os avanços conseguidos ao longo das seis décadas do CNPq e discutiu os desafios que a ciência brasileira tem pela frente.

O presidente do CNPq destacou a importância da comunicação científica para a sociedade e espera viabilizá-la por meio de um grande programa nacional de comunicação social. “Todos os cientistas brasileiros devem perceber que, além de fazer pesquisa e formar gente de qualidade, também é nosso papel comunicar o que é feito para a sociedade que nos financia e apóia. Por isso, as atividades de educação e divulgação científica serão estimuladas e reconhecidas”.

Segundo Oliva, pretende-se uma abordagem bastante ampla, com um plano de comunicação que envolva todas as mídias possíveis – Internet, rádio, TV e, extensivamente, recorrendo a parcerias com as grandes redes de comunicação. “A ideia é colocar a ciência no cotidiano das pessoas, usando personagens de novela, quiz shows sobre temas científicos, olimpíadas de ciência, museus de ciência, revistas de divulgação científica. Tudo isso vai ser explorado”, adiantou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *