Atualizado em 30 DE novembro DE 2023 ás 11:41

AEEC da UFBA lança 6ª edição de sua revista na FACOM

Palestras e bate-papos com os agenciadores, e apresentação musical do Projeto Cantar.

Bia Nascimento e Sofia Nachef

Card divulgação*

O mês de dezembro iniciará em clima de festa para a Agência Experimental de Comunicação e Cultura (AECC). Às 16h da próxima sexta-feira (01), os agenciadores realizarão um evento na FACOM dedicado a mais uma publicação da sua revista, a JAÉ. Intitulada “Há margens”, a nova edição do produto explora os múltiplos usos que a água tem para diferentes grupos da capital baiana.

Maria Eduarda Motta, estudante de jornalismo e membro da AECC desde 2021, foi escolhida para ser editora-chefe da 6ª edição da JAÉ. Maria Eduarda acredita que o evento conecta o público ainda mais com o tema da revista: “Eu espero que as pessoas que venham, entendam que a água não é só aquilo que a gente se banha na praia aos domingos, ou apenas o que a gente bebe, mas que tem todo um poder político, social e religioso”.

A JAÉ, constituída de cinco editorias — Eixo, Perfil, Páginas Verdes (Azuis, nessa edição), Raízes e Comunidade, é o produto final dos últimos seis meses de trabalho e pesquisa dos agenciadores. No evento, a revista estará disponível em versões físicas para leitura, além da tradicional versão digital no site da AECC. A programação geral envolve palestras com os convidados de cada editoria, bate-papo com os membros da agência, além de uma apresentação musical do Projeto Cantar, da Escola de Música da UFBA.

Para Isabel Queiroz, estudante de jornalismo e que ingressou na AECC no ínicio desse ano, a experiência de participar da produção da JAÉ pela primeira vez foi desafiadora, mas com a organização feita com os demais agenciadores, não se sentiu perdida: “A gente organizou de uma forma que os novos membros não ficassem perdidos, no meu caso, a minha editoria, Páginas Verdes, eu fiz com Laura Pita, que já tem experiência com a JAÉ, então eu consegui aprender e produzir muitas coisas apesar de ser caloura.”

Isabel também acredita que ter participado da produção da JAÉ auxiliará no seu curso de jornalismo: “Foi a minha primeira vez fazendo uma entrevista pingue-pongue, e estar na agência é ter as práticas que a gente não tem nas aulas teóricas do curso”.

A iniciativa de produzir um evento de lançamento para a última produção do ano foi dos próprios agenciadores. Partiu deles a ideia de submeter uma proposta de projeto no edital “Eventos Estudantis” da Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEXT). O evento de lançamento da revista é a primeira produção realizada pelo grupo atual. Cinthia Maria, estudante de Produção Cultural, acredita que esse foi um desafio alcançado. “Muitas coisas têm sido novas, mas eu acho que estamos conseguindo fazer um bom trabalho, porque toda a equipe está muito interessada na realização do evento”.

O quê: Lançamento de nova edição da revista JAÉ
Quando: 01 de dezembro
Onde: Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA
Para mais informações, confira rede social da AECC: https://www.instagram.com/aeccufba/