Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 1 DE agosto DE 2025 ás 14:25

Agência Experimental lança minidocumentário Conviver com Respeito 2025 na Faculdade de Comunicação

O evento abordou as culturas undergrounds de Salvador e sua importância no viver dos seus praticantes na capital baiana


Mesa de debates após a exibição do minidocumentário. Reprodução: AECC.

Por Eric Vinicius

O lançamento da Conviver com Respeito – Cultura Vive, focada na cena underground baiana, ocorreu no auditório da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia  (FACOM/UFBA), nesta quarta-feira(23). O evento anual realizado pela Agência Experimental Comunicação e Cultura (AECC), instância da FACOM, apresentou um minidocumentário produzido pelos estudantes, seguido por uma mesa de debate com agenciadores e entrevistados na produção.

O projeto nasceu em 2017, abordando as questões da intolerância religiosa na cidade. Desde então, tem como objetivo valorizar os fazeres culturais da cidade de Salvador e do estado da Bahia. “Ela passou a fazer parte do calendário de trabalhos da agência experimental. Então, todo ano a gente faz a revista, a Jaé, e faz a campanha Conviver com Respeito, que alternando o mês e o semestre com mais foco na campanha, mais foco na revista”, explica Beto Severino, professor de Produção Cultural na Faculdade de Comunicação e orientador da Agência Experimental. “Agora, a gente tá encerrando aqui um dos ciclos, que a gente espera, em breve, vão estar circulando no circuito interno da FACOM para que todo mundo possa assistir”, completa.


A obra foi dividida em três atos, com cada um abordando algumas das culturas undergrounds da cidade de Salvador, sendo as escolhidas: rock, rap e ballroom. Após isso, foi realizada uma mesa de debates mediada pelos agenciadores Larissa Carneiro e João Pedro Wanderley. Na mesa, estavam presentes os convidados Felipe Vaqueiro, da banda de rock Tangolo Mangos; Plazmath, representante da Ballroom; e a rapper Ykka, além dos agenciadores Nauan Sacramento, Uelton Fael e a ex-agenciadora Sophia Eloy. Ao final disso, ocorreu um coffee break.


Na mesa de debates, respectivamente da esquerda para a direita, Nauan Sacramento, Plazmath, Sophia Eloy, Ykka, Uelton Fael e Felipe Vaqueiro. Reprodução: AECC

Leonardo Costa, diretor da Faculdade de Comunicação, acredita que a importância do projeto Conviver é reforçar a diversidade e a tolerância. “Mostra coisas que a gente naturalmente pode não conhecer, mas tem que ter essa diversidade, essa convivência com respeito”, explica.


Para Felipe, membro da banda Tangolo Mangos, a Conviver com Respeito foi um momento especial e um presente de recordação para ele e sua equipe. “Foi muito legal ver esse movimento e essa empolgação da juventude universitária que, na prática, é contagiante. Vida longa à agência e a todas as instâncias, vida longa a uma universidade que explore essa conexão que não fica só nesses muros, que vai para além”.

Agência Experimental lança minidocumentário Conviver com Respeito 2025 na Faculdade de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *