Wendel Henrique

Email: wendelh@ufba.br

Área de Atuação: Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Regional

Instituição: Universidade Federal da Bahia

É Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, atuando nos cursos de Geografia e Pedagogia. Na Geografia é professor da graduação e pós graduação (Mestrado e Doutorado), na área de Geografia Urbana e Ensino de Geografia. Na Pedagogia atua no curso de graduação. Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado em Geografia e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Rio Claro. Também é professor colaborador do Mestrado Profissional em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Sócio-ambiental, da Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC. Entre 2005 e 2007 foi professor efetivo do Departamento de Geografia da UDESC/Florianópolis, tendo sido co-tutor e tutor do Grupo PET/Geografia.

Tem experiências nas áreas de Geografia Urbana, Planejamento Urbano e Regional. Tem projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e pela FAPESB e é orientador de projetos de mestrado, iniciação científica (PIBIC CNPq e FAPESB), monografias de conclusão de curso e projetos de extensão (bolsa Permanecer/UFBA). Atualmente é Avaliador de Cursos de Graduação e de Reconhecimento de Instituições de Ensino Superior do SINAES/INEP/MEC. É membro da Rede Cidades Médias e Pequenas da Bahia – RCMP. Realizou estágio pós doutoral na área de Geografia Urbana na Universidade de Passau – Alemanha, com bolsa da CAPES, entre agosto de 2010 e julho de 2011. É coordenador do PIBID/Geografia da UFBA.