Walter Nei Lopes dos Santos

Email: wlopes@ufba.br

Área de Atuação: Química Analítica: desenvolvimento de métodos analíticos, de bancada e em linha, para determinação de metais traço usando técnicas de separação e pré-concentração como extração em fase sólida, extração em ponto nuvem, coprecipitação visando determinação empregando técnicas espectroanalíticas

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de métodos analíticos, de bancada e em linha, para determinação de metais traço usando técnicas de separação e pré-concentração como extração em fase sólida, extração em ponto nuvem, coprecipitação visando determinação empregando técnicas espectroanalíticas. Possui também experiência de técnicas de introdução direta de amostra como amostragem em suspensões e micro emulsão. Em Quimiometria usando técnicas de otimização multivariadas. Tem experiência em desenvolvimento de métodos para determinação de metais e metalóides em matrizes: aquosas, alimentos, derivados de petróleo e material biológico.É líder do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Química Analítica. Coordenador institucional de bolsas PIBIC da Universidade do Estado da Bahia. Presidente do comitê institucional de bolsas de iniciação científica da Universidade do Estado da Bahia. Avaliador de programas de bolsas de iniciação científica compondo o comitê externo do CNPq das Universidades : Estadual do Sudoeste da Bahia, Estadual de feira de Santana, Estadual de Santa Cruz. Pesquisador integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT-UFBA), do Núcleo de Excelência em Química Analítica- PRONEX-Alimentos-FAPESB e PROÁGUA BAHIA – NÚCLEO DE PESQUISAS EM QUÍMICA E QUALIDADE DE ÁGUA.