Vânia Palmeira Campos

Email: vaniaroc@ufba.br

Área de Atuação: Química Analítica e Ambiental: qualidade de água e desenvolvimento de técnicas de amostragem de ar e de água

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia (1971), mestrado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1974) e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1995). Professora Associada IV do Instituto de Química da UFBA, onde desenvolve atividades de ensino em cursos de Química Analítica e Química Ambiental e orienta alunos de mestrado e doutorado na área de Química Atmosférica como linha básica, Química Ambiental como linha aplicada, incluindo Qualidade de água e desenvolvimento de técnicas de amostragem de ar e de água. Também faz parte do corpo docente permanente do mestrado em Meio Ambiente, Águas e Saneamento (MAASA) da Escola Politécnica da UFBA. Foi Pesquisadora Visitante nas Universidades de Heidelberg, Karlsruhe, Dortmund e Frankfurt, na Alemanha e no Centro de Energia da Holanda. É membro da Comissão Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente da UFBA (NIMA) e Vice-Presidente da Rede de Análises para a Qualidade Ambiental na América Latina (RACAL). Chefiou o Departamento de Química Analítica do IQ/UFBA de 2007 a 2009.