Tania Mascarenhas Tavares

Email: ttavares@ufba.br

Área de Atuação: Inovação tecnológica de baixo custo para monitoramento ambiental, redução de contaminantes químicos e microbiológicos no ar e água

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutora em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo. É Professora Titular do Departamento de Química Analítica e membro dos Programas de Pós-Graduação em Química (Instituto de Química) e do Mestrado em Saúde, Ambiente e Trabalho (Escola de Medicina) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordena o Laboratório de Química Analítica Ambiental (LAQUAM), o Núcleo Interdisciplinar do Meio Ambiente (NIMA) da UFBA. Também faz parte do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Avaliação Integral de Riscos Ambientais INAIRA (CNPQ).

Possui graduação em Química pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia, e pós-doutorado na Universidade de Dortmund e Instituto de Ciências Analíticas (ISAS), Alemanha (1992, 1994).

Sua produção científica trata de aspectos da qualidade do meio ambiente, de ecossistemas marinhos e fotoquímica atmosférica a efeitos da poluição sobre populações humanas, integrando aspectos interdisciplinares e focalizando em estudos de caso. Também faz parte do conselho editorial do “International Journal of Enviromental Analytical Chemistry – IAEAC”, “Environmental Research (New York, N.Y.)”, “Engenharia Sanitária e Ambiental”.

Atualmente se dedica a inovação tecnológica de baixo custo para monitoramento ambiental, redução de contaminantes químicos e microbiológicos no ar e água.