Suzana Oliveira Barbosa

Email: suzana.barbosa@gmail.com

Área de Atuação: Áreas de pesquisa: jornalismo em redes digitais, jornalismo em base de dados, jornalismo móvel e convergência jornalística.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Professora do Departamento de Comunicação (Jornalismo) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Investigadora e uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-line (GJOL).

Coordenadora do Projeto Laboratório de Jornalismo Convergente (PPP nº 0060 FAPESB/CNPq, 2011-2014). Mestre (2002) e Doutora (2007) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com pós-doutorado pela Universidade de Santiago de Compostela/Espanha (2008).

Áreas de pesquisa: jornalismo em redes digitais, jornalismo em base de dados, jornalismo móvel e convergência jornalística. Atuou por dois anos (2008-2010) como professora no Departamento de Comunicação Social (Jornalismo) da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em 2005, realizou estágio doutoral no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (LabCom), da Universidade da Beira Interior (Portugal). Em 2008, recebeu o Prêmio Adelmo Genro Filho de “Melhor Tese de Doutorado em Jornalismo” (intitulada Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) – Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos”), da Associação Brasileira dos Pesquisadores em Jornalismo, SBPJor.