Soraia Teixeira Brandão

Email: brandao@ufba.br

Área de Atuação: Cinética Química e Catálise: conversão catalítica do gás natural a hidrogênio, combustão catalítica, catálise para polimerização e conversão catalítica da biomassa

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

A pesquisadora possui graduação em Engenharia Química, UFBA (1988), Especialização em Petroquímica, ENI / Università degli Studi di Bologna, Itália (1989) e Doutorado em Engenharia Química – Università degli Studi di Milano / Politecnico di Milano, Itália (1993). Faz parte do corpo docente permanente do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (IQ-UFBA) desde 1995, sendo credenciada no Programa de Pós-graduação em Química da UFBA e no Doutorado em Engenharia Química da UFBA. Realizou estágios de pesquisa (Pós-doc) em Instituições de excelência como o Instituto de Catálise e Petroleoquimica, (ICP/CSIC), Madri (2002), Politecnico di Milano, Milão (2003) e Universidade Paris VII, Paris (2004). Atualmente é Professor Associado IV do IQ – UFBA, onde coordena o Grupo de Pesquisa em Catálise e Polímeros (GCP) e o Laboratório de Raios X e Microscopia Eletrônica. É avaliadora institucional do INEP-MEC, faz parte da atual Diretoria da Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat) e da Rede Nacional de Combustão (RNC). Sua área de atuação é Cinética Química e Catálise, atuando principalmente nos seguintes temas de pesquisa: conversão catalítica do gás natural a hidrogênio, combustão catalítica, catálise para polimerização e conversão catalítica da biomassa.