Sonia Lúcia Rangel

Email: sorangel@ufba.br / sonialrangel@gmail.com

Área de Atuação: artes, teatro

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Atua como artista visual e cênica, poeta, artista plástica, atriz, encenadora, cenógrafa, figurinista e professora. É formada em Arte Decorativa pela Escola Nacional de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1968). Graduou-se em Licenciatura em Desenho e Plástica (1974), realizou mestrado em Artes Visuais (1995) e Doutorado em Artes Cênicas (2002), todos na Universidade Federal da Bahia (Ufba). Leciona na Escola de Belas Artes e na Escola de Teatro da Ufba desde 1980.

Participou de exposições nacionais e internacionais e de salões nacionais, tendo sido convidada para I Bienal Latino-americana de São Paulo (1978). Recebeu o Prêmio Especial do Júri no 22º. Festival de Teatro Universitário de Blumenau (2008), como diretora do espetáculo Fragmentos, pesquisa em Teatro de Animação realizada pelo grupo Os Imaginários, do qual é orientadora. O espetáculo também foi premiado nas categorias Profissional Revelação e Iluminação no IV Festival Nacional Ipitanga de Teatro (2009), no Cine Teatro de Lauro de Freitas.

É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Artes Cênicas (Abrace). Coordena o Grupo de Pesquisa sobre Imaginário e Processos de Criação, que interage com a poesia, as artes cênicas e as artes visuais.