Salete Maria da Silva

Área de Atuação: Nas áreas de Gênero e Estado. Gênero e Direito. Gênero, Direito e Políticas Públicas, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito e Cidadania, Direito das Mulheres, Direitos para LGBTTs, Direito e Transformação Social, Pluralismo Jurídico.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará-UFC e Doutora em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismos pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia-UFBA, onde desenvolveu pesquisas sobre gênero, direito e participação das mulheres no processo constituinte.

Realizou estância acadêmica (doutorado-sandwich) na Universidad Nacional Autónoma do México-UNAM, como bolsista da CAPES. Advogada com formação especial em Direitos Humanos (GAJOP-UNICAP) e capacitação em Direitos Humanos pela Secretaria Especial de Direitos Humanos do Governo Federal-SEDH.

Formada em Metodologia para a Incorporação da Perspectiva de Gênero no Direito pela Unión Nacional de Juristas de Cuba. Professora do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia-UFBA. Ministrou aulas no Curso Regional Poder y Participación Política de las Mujeres (FLACSO-Equador). Aprecia, produz e publica literatura popular (cordel), estabelecendo diálogos entre Arte, Direito e Transformação Social.