Roberto Rivelino de Melo Moreno

Email: fis@ufba.br

Telefone: (71) 3283-6600

Área de Atuação: Estrutura Eletrônica de Moléculas, Agregados e Líquidos; Estrutura e dinâmica de Líquidos, Soluções e Sistemas Nanoestruturados; Propriedades óticas de nanoestruturas moleculares.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Doutor em Física (2003) pela Universidade de São Paulo e professor Universidade Federal da Bahia. Desde de 2010 atua como pesquisador visitante na Universidade de Linköping (Suécia). É membro do corpo editorial das revistas Spectrochimica Acta A e The Scientific World Journal (Physical Chemistry). Possui mais de 60 artigos publicados em revistas científicas/educacionais e sua produção bibliográfica tem mais de 700 citações, com índice H = 19 (ISI e Scopus). É orientador regular de estudantes de pós-graduação e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2006. Seu trabalho de pesquisa envolve simulação computacional atomística para fases condensadas e cálculos de estrutura eletrônica para agregados moleculares, líquidos e nanoestruturas. É membro regular da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da American Chemical Society (ACS) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências no quinquênio 2007-2012. Secretário Estadual da SBF nos períodos 2008-2011 e 2011-2013 e membro da Comissão de Área de Física Atômica e Molecular da SBF para o período de 2014-2018.