Ricardo Maurício Freire Soares

Email: ric.mauricio@ig.com.br

Área de Atuação: Teoria Geral do Direito. Direito Constitucional. Filosofia do Direito. Sociologia Jurídica. Hermenêutica Jurídica. Direito do Estado.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutor pela Università Degli Studi di Roma. Professor dos cursos de Graduação, Especialização e Pós-graduação em Direito (Mestrado/Doutorado) da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito. Professor e Coordenador do Núcleo de Estudos Fundamentais da Faculdade Baiana de Direito. Professor do Curso de Excelência (Juspodivm/Rede LFG). Professor-convidado de Universidades estrangeiras: Università Degli Studi di Roma TRE, Università Degli Studi di Roma La Sapienza, Martin-Luther-Universitat, Università degli Studi di Roma II Tor Vergata e Università Degli Studi di Milano, Università di Genova e Università di Pisa. Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB-Ba e Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB-Ba. Membro do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto dos Advogados da Bahia.

É palestrante no Brasil e no exterior, tendo publicado artigos e obras doutrinárias nos campos da Teoria Geral do Direito, Hermenêutica Jurídica, Filosofia do Direito e Direito Constitucional. Experiência em Gestão Pública na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia.