Paulo Fernando de Almeida

Email: pfa@ufba.br

Área de Atuação: métodos biotecnológicos para recuperação de petróleo, controle da produção biogênica de sulfeto em campos de petróleo, desenvolvimento de biossensores e biocompostagem

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Professor Titular de Microbiologia do Depto. Ciências da Biointeração da UFBA. Atualmente é o Coordenador do Programa de PG em Biotecnologia da UFBA. Microbiólogo (1978), mestre e Doutor pela Faculdade de Engenharia de Alimentos (UNICAMP, 1984/1992). Pós-doutorado em Microbiologia (IFAS) e Biotecnologia (ICBR) da Universidade da Flórida (96 a 98). Desenvolve projetos associados a métodos biotecnológicos para recuperação de petróleo, controle da produção biogênica de sulfeto em campos de petróleo, desenvolvimento de biossensores e biocompostagem. Membro da rede de revitalização de Campos Maduros (CENPES/PETROBRAS). Eleito para representar a Bahia no Comitê Científico do programa RENORBIO/MCTI. Professor dos programas de Pós-Graduação em Biotecnologia UFBA e do RENORBIO (vice-coordenador), Engenharia Industrial da UFBA, Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (POSPETRO) e do Doutorado em Energia e Ambiente.