Paulo Fernando de Almeida Souza

Email: designpaulo@gmail.com

Área de Atuação: Concepção de Produtos e Design orientado ao Ambiente, atuação sustentável e socialmente responsável por parte do designer

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP), com a tese Sustentabilidade e responsabilidade social no design do produto: rumo à definição de indicadores . É Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Graduou-se Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Projetos de Programação Visual, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), especializando-se, posteriormente, em Concepção de Produtos e Design orientado ao Ambiente, pela Sociedade Carl Duisberg (CDG), na Alemanha. Em 1999, fez estágio como designer de produtos no Centro de Design de Hessen (DZH), na Alemanha. Lecionou nos cursos de design e urbanismo da Universidade do Estado da Bahia, de 1996 a 2008. Foi membro da diretoria da Associação de Ensino / Pesquisa de Nível Superior em Design no Brasil, Aend/BR, gestão 2000 a 2002. Foi membro da diretoria da Associação Bahia Design (ABDesign), de 2004 a 2006. É professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, onde se dedica ao ensino do projeto de design. Docente-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da EBA/UFBA, responsável pela linha de pesquisa em Design. Seus principais interesses de investigação estão relacionados a uma atuação sustentável e socialmente responsável por parte do designer. Foi o idealizador e editor científico da Revista Design em Foco, de 2004 a 2008. É o editor científico da Revista Cultura Visual. Coordena o Laboratório de Protótipos e Modelagem Digital, de uso compartilhado dos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e Artes Cênicas da UFBA.