Paola Berenstein Jacques

Email: paolabj@ufba.br

Área de Atuação: Teoria do Urbanismo, História da Arquitetura e Urbanismo, Teoria da Arte e História da Arte.

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em História da Arte e da Arquitetura pela Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1998) e pós doutora em Antropologia no LAIOS/CNRS (2006),Paola Jacques, é  mestre em Filosofia da Arte (DEA) pela Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1994) e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), realizou sua especialização em ” Teoria e Projeto de Arquitetura e Urbanismo “(CEAA) na Escola  de Arquitetura de Paris Villemin (1993) .

Atualmente é professora da Faculdade de Arquitetura (FAUFBA), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU/FAUFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal da Bahia (PPGAV/UFBA). Coordena o grupo de pesquisa Laboratório Urbano (PPG-AU/FAUFBA), a linha de pesquisa Processos Urbanos Contemporâneos do PPG-AU/FAUFBA. Paola Jacques também atua como pesquisadora associada do Laboratoire Architecture/ Anthropologie (LAA) da UMR LAVUE/CNRS e é membro da diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR).

É autora dos livros: Les favelas de Rio (Paris, lHarmattan, 2001); Estética da Ginga (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2001); Esthétique des favelas (Paris, lHarmattan, 2003); co-autora de Maré, vida na favela (Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2002).

Tel.: (71) 3283-5900