Othon Fernando Jambeiro Barbosa

Email: othon@ufba.br

Área de Atuação: Informação e Comunicação, com ênfase em Políticas, Economia Política e Regulação da Informação, Cultura de Massa e Comunicações. Coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas de Informação, Cultura e Comunicações (Gepic).

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Bahia (CEPED-BA)

Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1966), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1971) e doutorado em Comunicação pela Politécnica Central de Londres, atual University of Westminster (1995).

Fez estudos pós-doutorais em Comunicação na Universidade de Brasília (2006). É Professor Titular da Universidade Federal da Bahia, onde iniciou e desenvolveu suas atividades acadêmicas desde 1968. Nesta instituição foi Chefe de Departamento, Coordenador de Curso de Graduação, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Unidade, Pró-Reitor e Vice-Reitor.

Pesquisa e tem publicações na área de Informação e Comunicação, com ênfase em Políticas, Economia Política e Regulação da Informação, Cultura de Massa e Comunicações.

Faz parte do corpo docente dos programas de pós-graduação em: Comunicação e Cultura Contemporâneas (corpo permanente); Difusão do Conhecimento (participante); e Ciência da Informação (participante), todos da UFBA. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1990, coordena o Grupo de Pesquisa em Políticas de Informação, Cultura e Comunicações (Gepic). De 2008 a 2011 coordenou o projeto Cidades Contemporâneas e Políticas de Informação e Comunicações, financiado pelo CNPq.

Seu projeto atual (2011-2015), também financiado pelo CNPQ, intitula-se Cidades e TICs – Participação Civil e Transparência de Gestão.