Odete Dourado Silva

Email: odetedourado@uol.com.br

Área de Atuação: História da arquitetura e da cidade, crítica de arquitetura, políticas de preservação e intervenções em cidades históricas.

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Odete Dourado possui especialização em Restauração de Monumentos pela Universidade Federal de Pernambuco e é doutora em Conservação e Restauração de Monumentos pela Università Degli Studi Di Roma – La Sapienza (1987).

Leciona na Faculdade de Arquitetura da Ufba e é professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) da mesma instituição. Atualmente é coordenadora do grupo de pesquisa CHRONOS, que atua nas linhas de pesquisa de Conservação e Restauro, Intervenções Urbanas, Patrimônio e Mercado e Patrimônio Imaterial.

A professora atua nas áreas de Teoria e História da Conservação e Restauro, Projetos de Conservação e Restauração de Edificações e Sítios de Interesse Cultural, Patrimônio Cultural, Crítica de Arquitetura e História da Arquitetura e da Cidade.