Naomar Monteiro de Almeida Filho

Email: naomar@ufba.br

Instituição: Secretaria Extraordinária de Ciência Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), University of North Carolina (EUA).

Professor Titular de Epidemiologia no Instituto de Saúde Coletiva da Ufba. Médico, Mestre em Saúde Comunitária, Ph.D. em Epidemiologia. Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá.

Trabalha com epidemiologia de transtornos mentais, particularmente o efeito de raça, racismo, gênero e classe social sobre a saúde mental.Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010.

Desde então, tem focalizado sua produção acadêmica nos estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade, destacando-se os seguintes livros: “Universidade Nova: Textos Críticos e Esperançosos, Memorial da Universidade Nova” e “A Universidade no Século XXI: Para uma Universidade Nova”.

Em sua produção acadêmica, destaca-se uma série de livros-texto sobre o método epidemiológico: Epidemiologia & saúde; Introdução à epidemiologia. Sobre os aspectos epistemológicos da epidemiologia publicou: Epidemiologia sem números ; A clínica e a epidemiologia ; A ciência da saúde ; La ciência tímida: ensayos hacia la deconstrucción de la epidemiología .