Muniz Gonçalves Ferreira

Email: munfer@terra.com.br

Área de Atuação: Relações Internacionais, História Econômica, História da América e História do Brasil.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

É licenciado em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente de História Moderna e Contemporânea. Pesquisador da História do Brasil Contemporâneo (século XX) e analista das relações internacionais (séculos XIX e XX).

Estudioso do marxismo clássico e dos movimentos sócio políticos inspirados na tradição marxista. Investigador da História das formações de extrema-direita no Brasil e no mundo. Colaborador de publicações periódicas de caráter acadêmico como Cadernos CRH, Caderno do CEAS, Plurais, Crítica Marxista e Contexto Internacional.

Co-autor das obras coletivas A Segunda Guerra Mundial: Um Balanço Histórico (1995), Marx e Engels Na História (1996), América Latina e Europa Centro-Orienta: Perspectivas para o Terceiro Milênio (1996), Carlos Marighella, O Homem Por Trás Do Mito (1999), Dicionário Crítico do Pensamento da Direita: Idéias, Instituições e Personagens (2000) e Friedrich Engels e a Ciência Contemporânea (2007).

Atualmente, é professor adjunto de História Moderna e Contemporânea do Departamento de História da Universidade Federal da Bahia, participa do Laboratório de Estudos Internacionais (LABMUNDO) da Escola de Administração/UFBA. Desenvolve pesquisa sobre as atividades artísticas, científicas e culturais da intelectualidade comunista brasileira no século XX. Orienta alunos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em História na UFBA e UFPE.